Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2016 > 08 > Campus Catolé do Rocha participa da III Semana Acadêmica da UEPB

Campus Catolé do Rocha participa da III Semana Acadêmica da UEPB

O Instituto atuou em parceria com a UEPB na realização do Evento

por publicado: 14/08/2016 09h39 última modificação: 14/08/2016 18h53

Nesta última semana, dias 09, 10 e 11 de agosto de 2016, o Campus Catolé do Rocha atuou em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba na realização da III Semana Acadêmica desta Instituição. O Evento proporcionou aos discentes de ambas as Instituições um momento diferenciado de aquisição de conhecimento através de palestras, minicursos, debates, exposições, apresentações culturais, oficinas e mesas redondas.

O Instituto foi representado pelo Diretor Geral, Caetano José de Lima, que participou como debatedor da Mesa Redonda “Cultura Nordestina”, juntamente com os escritores Jandui Medeiros e Fernando Moura.

O professor de Física do Campus Catolé do Rocha, Luís Fernando Fernandes, apresentou a Oficina “Equipamentos de Baixo Custo para o Ensino Fundamental”, contando com a participação das alunas do turno vespertino do Campus Catolé do Rocha, Graziela e Larissa, auxiliando na catalogação dos materiais e na execução das atividades típicas da oficina.

O professor de Artes, Ilton Fonseca, contribuiu efetivamente com a realização do Evento promovendo uma Oficina de Xilogravuras. Márcio Roberto, professor de Filosofia do Campus Catolé do Rocha, atuou como debatedor da Mesa Redonda “Política e Universidade”.

Para o professor Caetano José de Lima, Diretor Geral do Campus Catolé do Rocha e ex-Diretor do GTNT Patativa do Assaré, a III Semana Acadêmica da UEPB contribuiu para a inserção dos alunos do Campus Catolé do Rocha no universo acadêmico. “A participação dos discentes neste grande Evento foi, sem dúvida, extremamente valiosa para a aquisição de conhecimento e crescimento pessoal”.

“A participação do Campus Catolé do Rocha na III Semana Acadêmica da UEPB oportunizou o intercâmbio de experiências e aprendizados e, ainda, proporcionou aos discentes a agregação de conhecimento sobre os mais diversos temas que foram abordados nas mesas redondas, oficinas, debates e minicursos ministrados durantes esses três dias”. Afirmou o professor Márcio Roberto.

O professor Luís destacou a importância da participação dos discentes, tanto os inscritos na oficina quanto as monitoras, pois tiveram a experiência de interagir com alunos da graduação e professores da rede pública se beneficiando, de certa forma, dessa troca de conhecimento produzida nessa vivência acadêmica. “Foi uma experiência muito gratificante, não apenas para os alunos como para mim também, pois, apesar de já ter desenvolvido outras oficinas anteriormente, ainda não havia trabalhado com o auxílio de monitoras. Essa foi uma experiência nova e já pude perceber o quanto é enriquecedora, pois as monitoras se esforçaram ao máximo, tanto na preparação da oficina, catalogando os diversos materiais de baixo custo utilizados, quanto no auxílio ofertado durante a realização da oficina. Foi perceptível a satisfação das monitoras Graziela e Larissa durante todo o processo. Atividades como essa oportunizam o protagonismo do discente, pois eles participam efetivamente na elaboração e execução da atividade, sendo, portanto, mais uma forma de promover o ensino-aprendizagem, trazendo também o desenvolvimento pessoal, acadêmico e, já antecipando, profissional”.