Noticia
Campus Campina Grande tem dois projetos exitosos aprovados para a 47ª edição da Reditec
O Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande, participou, entre os dias 6 e 9 de novembro, da 47ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O encontro teve como objetivo integrar os gestores da Rede, fortalecendo as ações da educação profissional, científica e tecnológica no país. A 47ª edição da Reditec ocorreu no Centro de Convenções de Natal, organizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Com o tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”, a Reditec 2023 teve uma programação que contemplou palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais, além das exibições das experiências exitosas desenvolvidas na Rede Federal. Das 47 experiências exitosas aprovadas para o encontro, duas foram do campus Campina Grande. O intuito da atividade é estimular o intercâmbio de vivências que poderão inspirar outras instituições da Rede.
Uma das iniciativas aprovadas na área de Gestão Administrativa foi o Projeto Êxito, desenvolvido durante o período da pandemia pela então Diretora de Desenvolvimento do Ensino e atual Diretora-Geral do campus Campina Grande, Ana Cristina Oliveira. O projeto buscou a conclusão dos estudantes solucionando problemas nas áreas administrativa, pedagógica e normativa. O objetivo era ter o mesmo número de concluintes de 2020, quando o projeto iniciou, em 2021, em meio ao ensino remoto motivado pela pandemia da Covid-19.
“O resultado disso foi a obtenção da nossa meta, além de termos o mesmo número de concluintes, conseguimos crescer 12% e no ano seguinte mais 65% no número de estudantes concluintes. A nossa eficiência acadêmica também melhorou significativamente na plataforma Nilo Peçanha”, ressaltou Ana Cristina Oliveira.
Outra experiência exitosa do campus foi na área de Sustentabilidade com o Projeto Edificar Sustentável, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão dos cursos de Construção de Edifícios e Edificações. A iniciativa objetiva o reaproveitamento de resíduos gerados nas obras de expansão do campus para a produção de peças de concreto, utilizadas para estudos ou revitalização de alguns espaços da instituição.
A Reditec é promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande
Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Alan Leonardo