Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 12 > Professora do IFPB Campina tem pesquisa premiada pelo Google

Professora do IFPB Campina tem pesquisa premiada pelo Google

Docente desenvolve tese de doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
por Clébio Melo publicado: 30/12/2022 12h04 última modificação: 30/12/2022 13h04
Foto: Arquivo pessoal Na foto, Elaine Cristina Araújo na defesa da qualificação do doutorado, em 1° de dezembro deste ano

Uma professora da área de computação do Instituto Federal da Paraíba campus Campina Grande teve a pesquisa que desenvolve no doutorado premiada pela empresa Google. Elaine Cristina Juvino de Araújo estuda na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o tema da inclusão de pessoas com deficiência cognitiva no ensino de programação. O estudo foi um dos vencedores do Google Award for Inclusion Research (AIR) 2022.

O prêmio faz parte de um programa internacional que apoia pesquisas de ponta em Ciência da Computação, Engenharia e áreas afins. Elaine conta que o interesse pelo tema surgiu em sala de aula, no IFPB. "A pesquisa desenvolvida por mim no doutorado surgiu de observar a crescente entrada de estudantes com algum tipo de deficiência cognitiva nos cursos da área de Informática. O objetivo principal é melhorar o desempenho de alunos com deficiência cognitiva nas disciplinas iniciais de programação. Para isso, estamos investigando estratégias para propor adaptações que possam auxiliar esses alunos", disse.

O estudo, que tem orientação do professor Wilkerson Andrade (UFCG), recebeu um prêmio de 35 mil dólares de incentivo. Este ano, 40 projetos foram selecionados, sendo quatro do Brasil. Destes quatro, dois são de universidades públicas (Unicamp e UFCG) e dois de universidades privadas (PUC-Rio e PUCRS).

Em entrevista ao Portal da UFCG na internet, o orientador de Elaine disse que ficou feliz com o reconhecimento da relevância do projeto. "O Google vem investindo cada vez mais em projetos de inclusão social e é a primeira vez que instituições brasileiras são contempladas com esse prêmio", destacou.

Além do incentivo financeiro da big tech americana Google, Elaine também conta com o apoio institucional do IFPB para que servidores possam se capacitar cada vez mais. Ela conseguiu afastamento total das atividades no Instituto para se dedicar, integralmente, à pesquisa de doutorado, prevista para terminar em 2024. "Os próximos passos são direcionados a analisar os conteúdos iniciais de programação e  sugerir recomendações de adaptação que atinjam esse público-alvo de acordo com suas necessidades específicas. Posteriormente, iremos testar essas recomendações com os estudantes das instituições e fazer os refinamentos que forem necessários", explicou. A professora tem graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet (IFPB) e é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de Interação Humano-Computador.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande