Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 04 > Estudantes que concluíram os cursos em 2021.2 participam de Colação de Grau

Estudantes que concluíram os cursos em 2021.2 participam de Colação de Grau

Cerimônia tem caráter obrigatório para que as instituições de ensino concedam o diploma
por Clébio Melo publicado: 25/04/2022 11h53 última modificação: 25/04/2022 11h53
Exibir carrossel de imagens Foto: Clébio Melo 31 estudantes participaram da Colação de Grau 2021.2

31 estudantes participaram da Colação de Grau 2021.2

Estudantes dos cursos de graduação do IFPB Campina Grande participaram, na noite da última quarta-feira (20), da solenidade de Colação de Grau referente ao período letivo 2021.2. No total, 31 discentes estavam aptos a participar da cerimônia, que é obrigatória para a concessão do diploma. O evento aconteceu no auditório do campus.

Os discentes foram dos cursos de Construção de Edifícios, Engenharia de Computação, Física, Letras - EaD, Licenciatura em Matemática e Telemática. Parentes e amigos lotaram o local da Colação de Grau para prestigiar os formandos e ouviram de alguns deles discursos sobre as diferentes trajetórias de cada um para concluir o curso. Janassiel Carlos de Oliveira falou em nome do curso de licenciatura em Matemática. "Conheci pessoas incríveis, que guardo em meu coração. Sobre o IFPB, eu costumo dizer que é um local acolhedor, com profissionais extremamente capacitados e diferentes de todos os outros", disse.

Ana Cristina de Oliveira, atual diretora de Ensino e diretora-geral eleita do campus, destacou o fato de a solenidade ser a primeira presencial desde que houve a suspensão das atividades por causa da pandemia da covid-19. Emocionada, lembrou da alegria de rever os estudantes e os colegas de trabalho. "Parece que foi ontem que nos vimos. Eu só tenho que agradecer. Sinto-me representando muitas pessoas que trabalham com a gente todos os dias". Albino Nunes, diretor-geral do campus, também comentou sobre o empenho dos colaboradores na formação de muitos jovens. "É muito prazeroso trabalhar aqui. A gente faz tudo em prol dessa transformação de vida", falou.

O reitor Nicácio Lopes foi o último a se pronunciar na cerimônia. No discurso, ele enalteceu o carinho demonstrado pelos formandos para com a instituição e os servidores do IFPB. "Cada gesto de afago, de ternura, que nós contemplamos nessa noite, não tem preço. É isso que faz com que nós fortaleçamos a nossa convicção de que a profissão de professor é a mais humanizadora que existe. É a profissão das profissões", destacou.

Colação de Grau é uma cerimônia acadêmica tradicional que certifica que o estudante finalizou todas as etapas de um curso e está apto para exercer determinada profissão com base nos conhecimentos adquiridos. Uma das características da solenidade é o uso, por parte dos estudantes, de uma beca preta.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande