Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2021 > 07 > #OrgulhoIF: Da Educação de Jovens e Adultos à universidade

#OrgulhoIF: Da Educação de Jovens e Adultos à universidade

Conheça a história de José Vidal, ex-aluno do Proeja no IFPB CG
por Clébio Melo publicado: 13/07/2021 15h05 última modificação: 16/07/2021 15h33
Foto: arquivo pessoal José Vidal (57) começou uma graduação recentemente na UFCG

José Vidal (57) começou uma graduação recentemente na UFCG

A boa notícia demorou para chegar. Foram três participações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pouco mais de um ano de espera até que José Vidal Rodrigues, hoje com 57 anos, fosse convocado para o curso de Administração na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As aulas já começaram e, apesar de reclamar um pouco das ferramentas que o ensino remoto exige num período de pandemia, ele parece já ter encontrado uma rotina adequada para a nova fase dos estudos.

A afinidade com o curso veio de antes. No IFPB Campus Campina Grande, Vidal se formou no curso técnico de administração pelo Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), ao qual esteve ligado entre 2016 e 2018. "Fui deixar minha filha na faculdade dela e ouvi no rádio que as inscrições no IFPB estavam abertas. Busquei informações lá e fiz a minha inscrição", contou.

Aos 52  anos, casado e com as duas filhas já encaminhadas na vida adulta, o torneiro mecânico autônomo percebeu que estava com tempo livre e sentiu saudade de estudar. No passado, o universitário precisou fazer uma escolha difícil. "Eram oito pessoas na minha casa e só meu pai trabalhava." Também passou por problemas de saúde que o levaram a optar por trabalhar em detrimento de seguir com os estudos.

O gosto pelo retorno às salas de aula foi tanto que ele ainda chegou a se matricular em outros dois cursos do campus CG: Mineração e Manutenção e Suporte em Informática, ambos incompletos. Concluir a graduação na UFCG é a nova prioridade. Lá, outro impacto para além do ensino remoto. "Acho que sou mais velho até que os professores", comenta com bom humor sobre a diferença de idade com os colegas da turma. Mas Vidal considera essa uma boa oportunidade para incentivar os mais jovens. "Se pudesse dar um conselho seria o de não desistir dos estudos nunca, tentar conciliar o máximo que der com outras necessidades", reforçou.

Os cursos pelo Proeja fazem parte de um rol variado de modalidades ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No IFPB, o ensino médio é cursado juntamente com uma especialização técnica. Em Campina Grande, por exemplo, o curso é de administração, mas há outras opções nas demais unidades espalhadas pelo estado (acesse outras informações aqui). "Que Vidal sirva de inspiração para muitos adultos que, como ele, não tiveram o direito assegurado à educação na idade regular, porque tiveram que trabalhar para se manter. Que possam retomar os estudos e acreditem que só através de uma educação inclusiva e emancipatória é possível alcançar os seus objetivos e contribuir para a construção de uma sociedade menos desigual", declarou a professora Laudicéia Araújo Santana, coordenadora do Proeja no Campus CG.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

*Alterado em 14/07/2021, às 19h52, para a inserção da fala de Laudicéia Araújo.