Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2020 > 07 > Pesquisa investiga a gestão de uso das redes sociais de estudantes

Pesquisa investiga a gestão de uso das redes sociais de estudantes

Resultados do estudo foram publicados numa coletânea da Universidade Federal do Piauí
por Clébio Melo publicado: 05/07/2020 14h36 última modificação: 14/07/2020 10h39
Exibir carrossel de imagens Imagem: Pixabay Acompanhamento familiar no uso das redes sociais digitais dos jovens pode evitar problemas como o vício, por exemplo

Um estudo realizado com pais e responsáveis de estudantes dos cursos técnicos integrados do IFPB Campina Grande indicou que a maioria deles acompanha filhos e filhas no uso das redes sociais digitais. A pesquisa, realizada pelo psicólogo Icaro Rodrigues e a estudante de licenciatura em Matemática Hozana Silva, foi publicada recentemente na coletânea "Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior", da Universidade Federal do Piauí.

Os dados foram coletados em 2019, através de um questionário aplicado com 47 pais ou responsáveis de estudantes de algum curso técnico integrado da instituição. Segundo os autores, essa etapa ocorreu durante plantões pedagógicos ou atendimentos presenciais no Campus. "Um trabalho acadêmico é realizado durante meses, incluindo planejamento, execução, preparo da publicação. Passamos pelo crivo dos editores para ser selecionados e finalmente o texto é publicado", esclarece Icaro.

O trabalho abordou problemas e potencialidades no uso das redes sociais por jovens, entre eles a possibilidade de vício, o compartilhamento de desinformação e a vantagem da comunicação com quem está distante. Na análise das informações, Icaro e Hozana identificaram que 70,90% dos pais ou responsáveis entrevistados revelaram acompanhar, de alguma forma, a atividade dos jovens nas redes sociais digitais. O estudo coloca essa atitude como positiva. "Quando se confronta esse resultado à literatura que embasa este trabalho, avalia-se como satisfatório esse procedimento, tendo em vista que os ambientes virtuais podem ser potencialmente danosos quando se trata de usuários jovens", escreveram os autores.

Além de identificar se os pais acompanhavam os filhos no uso das redes, os autores também queriam saber quais as estratégias de gerenciamento que eram mais utilizadas. A maioria afirmou fazer uso com mais frequência da observação indefinida, como aquela espiada na tela do celular de outra pessoa.

Uma página no Facebook também foi criada para dar dicas de como os jovens do Campus podem usar as redes sociais com consciência. "O intuito foi contribuir para a comunidade escolar com informações sobre limites e possibilidades do uso das Mídias Sociais", disse Icaro Rodrigues.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande