Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2020 > 05 > IFPB participará de pesquisa para mapear casos de Covid-19

IFPB participará de pesquisa para mapear casos de Covid-19

Estudo tem o objetivo de identificar regiões mais propensas a surtos da doença
por Clébio Melo publicado: 12/05/2020 15h34 última modificação: 14/05/2020 13h16
Exibir carrossel de imagens Reprodução/Site do Governo da Paraíba, 12/05/2020 Ferramenta fará um registro dos dados de localização e a quantidade de  conviventes que dividem a mesma residência com infectados ou pessoas em investigação.

Ferramenta fará um registro dos dados de localização e a quantidade de conviventes que dividem a mesma residência com infectados ou pessoas em investigação.

Um projeto de pesquisa com participação de servidores e estudantes do IFPB Campus Campina Grande pretende criar um aplicativo para identificar regiões geográficas com tendência a surtos de infecção por Covid-19 na Paraíba. O projeto foi aprovado numa seleção para financiamento pelo Governo do Estado. O edital foi para o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento da epidemia provocada pelo coronavírus.

De acordo com o professor Paulo Ribeiro, que também é engenheiro eletricista, o projeto foi o primeiro colocado no processo seletivo. "Em linhas gerais, o objetivo é conseguir detectar a probabilidade de surtos em regiões específicas deProfessor Paulo Ribeiro, do IFPB Campus Campina Grande uma cidade, usando modelos específicos para esse fim, a partir dos dados do SUS e das secretárias de saúde. Com isso, esperamos poder indicar aos gestores onde surtos estão surgindo antes que, de fato, eles aconteçam", explicou.

O “Edital Coronavírus”, como ficou conhecido, aceitou propostas de até R$ 200 mil. Segundo o Governo do Estado, a verba será liberada tão logo sejam assinados os Termos de Concessão Financeira com os pesquisadores e trâmites de abertura de contas bancárias. Ao todo, dez propostas foram aprovadas.

Fazem parte do grupo de pesquisadores, além de Paulo, os professores Edmar Candeia Gurjão, coordenador, e Adalberto Cajueiro, ambos docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Catherine Sonaly Ferreira Martins, médica infectologista da Hospital Universitário Alcides Carneiro; e Roberto Carlos Vieira da Silva Júnior, pesquisador da área de Bioinformática e mestrando do NUTES-UEPB.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande, com informações do Governo da PB