Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2020 > 04 > Campus Campina Grande produz 50 litros de álcool glicerinado

Noticia

Campus Campina Grande produz 50 litros de álcool glicerinado

Material, eficaz contra vírus, será doado a moradores de comunidade carente da cidade
por Clébio Melo publicado: 06/04/2020 14h24 última modificação: 06/04/2020 20h11
Foto enviada por Marcelo Rodrigues Produto foi fabricado nos laboratórios do IFPB Campus Campina Grande

Produto foi fabricado nos laboratórios do IFPB Campus Campina Grande

Um grupo de professores do curso técnico de Química do Campus Campina Grande produziu, na manhã desta segunda-feira (06), cinquenta litros de álcool líquido 75% glicerinado. O produto foi feito com o estoque da instituição para aulas práticas nos laboratórios do curso e será doado para uma comunidade no entorno do IFPB.

Segundo o professor Marcelo Rodrigues, a produção em gel não foi possível pela ausência do reagente químico necessário. A matéria estaria em falta até nos pontos de venda, devido a alta procura. Mas o álcool produzido é eficaz contra o coronavírus (Covid-19) e possui glicerina, substância que evita o ressecamento das mãos e tem ação hidratante. Três laboratórios do Campus foram utilizados. Completam a equipe os docentes Andrey Oliveira e Kátia Davi.

O álcool tem sido forte aliado no combate do novo coronavírus nas unidades de saúde e nas situações em que as pessoas não conseguem estrutura para lavar as mãos com água de sabão. A alternativa não pode ser encarada como a única eficiente. "O sabão tem um poder muito maior do que o álcool. Além de conseguir dissolver a sujeira, consegue matar o vírus", esclarece Marcelo.

O Campus Campina Grande tem como produzir mais volume do antisséptico, mas depende de doações de matéria-prima, como glicerina e, sobretudo, de álcool num percentual a partir de 90%. Empresas e usinas de cana-de-açúcar da região podem entrar em contato com o IFPB se tiverem interesse em doar. O telefone do Campus é (83) 2102-6200. Embalagens descartáveis (garrafas) de 500ml e 1L também serão aceitas.

 

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande