Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2019 > 09 > Extensão que transforma vidas

Noticia

Extensão que transforma vidas

Com cursos ofertados a comunidades, o Instituto Federal empodera famílias e muda realidades sociais
por publicado: 26/09/2019 19h17 última modificação: 26/09/2019 19h17

O Instituto Federal da Paraíba vem transformando vidas, empoderando pessoas e mudando a realidade de muitas famílias. Foi o que aconteceu com Joana dos Santos mais conhecida como “Dona Preta”. A agente de limpeza urbana do município de Pedras de Fogo conseguiu melhorar sua vida e de outras amigas ao fazer um curso de corte e costura ofertado na época pelo IFPB por meio do Programa Mulheres Mil. Após a conclusão do curso, elas resolveram criar bolsas ecológicas e brinquedos infantis para comercialização.    

A renda extra com a venda dos produtos somada a um salário mínimo que recebe como funcionária pública municipal tem sido uma ajuda fundamental para sustentar sozinha, os três filhos. “Se não fosse o Instituto Federal, a minha vida seria mais difícil. Eu não sabia nem pregar um botão. Hoje sou uma pessoa profissionalizada e posso dar continuidade a esse sonho de poder ajudar a outras pessoas e sustentar meus filhos”, dia Dona Preta.

Para dar vazão às produções das bolsas e brinquedos infantis, Dona Preta e dezenas de pessoas  contam com o apoio do IFPB por meio da Feira de Economia Solidária, que abre espaços gratuitos como o 5ª Encontro de Extensão e Cultura –ENEX 2019 que está acontecendo no campus Campina Grande até essa sexta-feira, 27, no estacionamento da entidade. Na feira, aberta ao público, há projetos extensionistas apoiados pelo Instituto em vários municípios onde o visitante poderá encontra produtos agroecológicos e artesanais , além de barracas com comidas caseiras e regionais.  

Texto: Ernani Baracho – Ascom CG

Fotos: Adson Granja - Campus Princesa Isabel

registrado em: