Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 09 > Robô do campus Campina sobe ao pódio

Destaque

Robô do campus Campina sobe ao pódio

Competição de robótica teve mais de 200 equipes inscritas na etapa paraibana da Olimpíada Brasileira de Robótica.
por publicado: 06/09/2017 12h52 última modificação: 06/09/2017 12h53

Uma equipe do campus Campina Grande composta por alunos dos cursos integrados em Manutenção e Suporte e Informática (MSI) e Informática conquistou, no último final de semana, a 2ª colocação/modalidade prática, nível II, na etapa paraibana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição, que ocorreu na Estação Cabo Branco, teve mais de 200 equipes inscritas. A etapa paraibana da OBR é uma das mais concorridas do Brasil.  

Orientada pelos professores Bruno Leite e Henrique Cunha, a equipe batizada de Asimov, referência ao escritor de ficção científica, Isaac Asimov, conseguiu o pódio depois de enfrentar muitos desafios com o robô na eliminatória, fato que culminou com a classificação na última posição, mas a equipe não desanimou e deu a volta por cima. O próximo desafio será na etapa nacional que acontecerá na cidade de Curitiba     em novembro deste ano.

O desenvolvimento do robô deste campus levou cerca de seis meses para sua finalização. De acordo com o professor Henrique Cunha, o tempo de conclusão depende dos materiais e de como ele será programado.”Sempre há o que melhorar. Nós dispomos de 8 kits Lego Mindstorms EV3 que são compostos de peças para montar, sensores, motores e microcontroladores. Para construir um único robô, são usados vários kits devido à quantidade limitada de peças que há neles”, explica.

As atividades realizadas até o pódio consistem de uma situação que modela um resgate de vítimas, representadas por bolas de isopor recobertas de papel alumínio. As vítimas estão numa plataforma suspensa conectada a uma pista por uma rampa. Na pista e na rampa, existe uma linha preta (normalmente de fita isolante) colocada sobre material branco (normalmente de MDF). O percurso varia de pista para pista e pode apresentar diversos desafios como descontinuidades na linha, obstáculos que devem ser contornados pelo robô e redutores de velocidade. Cada um desses desafios tem uma pontuação associada e ganha a equipe que conseguir mais pontos.


Equipe Asimov:
•  Wanderson Hermirio dos Santos
•  Josenildo Simão da Silva
•  Dhiego Vinicius da Costa
•  Erike Gabriel dos Santos Oliveira


Ernani Baracho – Jornalista do campus Campina Grande
Karla Aguiar – Revisora de textos do campus Campina Grande

registrado em: