Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 08 > Encontro de Relações Internacionais termina com entrega de portarias

Noticia

Encontro de Relações Internacionais termina com entrega de portarias

Representantes serão parceiros da Arinter para fomentarem a política de internacionalização do IFPB em suas unidades de ensino
por publicado: 03/08/2017 10h51 última modificação: 03/08/2017 10h57

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) promoveu, entre os dias 01 e 02 de agosto no campus Campina Grande, o I Encontro de Relações Internacionais do IFPB. Representantes das 21 unidades do IFPB na Paraíba foram convidados para discutirem as políticas de internacionalização e de línguas do Instituto. Na quarta-feira, 02, o reitor Cícero Nicácio, entregou as portarias de posse aos coordenadores dos Núcleos de Línguas (NucLi) e de Assuntos Internacionais(NAIs) .  

“Temos ciência de que essa área relevante do nosso instituto precisa ser tratada com reconhecimento. Vou pautar as relações internacionais no Colégio de Dirigentes, pois temos que dar visibilidade correta e adequada que essa área merece”, destacou o reitor.  

De acordo com a assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro, a construção das políticas de internacionalização acontecerá de forma democrática. “Nesses dois dias trabalhamos em sintonia para implantar as políticas de Governo e do IFPB. Acordos, convênios, cursos de capacitação de línguas entre outros pontos foram discutidos para construir um plano alinhado”, afirma Mônica.

O representante de assuntos internacionais nos campi vai trabalhar na perspectiva de assessoramento ao dirigente da unidade de ensino. Seu papel é estabelecer as políticas macro institucionais sistêmicas emanadas da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais- Arinter para serem executadas no âmbito do campus.

A construção do plano de internacionalização é de fundamental importância, pois é uma condição para se submeter aos editais lançados pelos órgãos internacionais. O documento  vem para uniformizar e sistematizar ações, procedimentos e processos.
A inserção internacional do IFPB ocorre  por meio da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico. Atualmente, o instituto está presente em dezenas de universidades espalhadas por países como os EUA, Canadá, Portugal, Espanha, Finlândia entre outros.   

registrado em: