Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Institucional > Blog > posts > 2020 > 09 > A experiência do projeto Há Braços

A experiência do projeto Há Braços

Psicólogo do Campus Campina Grande conta que ações ajudou a realizar para aliviar a pressão da pandemia sobre os estudantes
por publicado: 16/09/2020 10h05 última modificação: 16/09/2020 10h12

A suspensão das aulas do IFPB, em março deste ano, fomentaram os Psicólogos da instituição a buscar formas de aliviar o sofrimento dos estudantes, decorrente dos impactos da Pandemia de Covid-19. Nesse contexto, surgiu o projeto Há braços, composto por parte da equipe de Psicólogos da nossa instituição, que atuou em três grandes “frentes”, a saber: criação e gerenciamento de grupos de WhatsApp; criação e gerenciamento de um perfil do Instagram e atendimentos on-line. Todas estas ações estavam abertas aos estudantes do IFPB, independentemente do campus de origem.

Nos grupos de WhatsApp, concentravam-se as ações de Psicoeducação, por intermédio de explanação e debates de temas sugeridos pelos estudantes. O Instagram “transportava” as demandas trabalhadas nos grupos para a comunidade escolar que não estava presente nos grupos citados, além de permitir que interagíssemos com um maior público por meio de lives e dos Saraus que ocorriam, geralmente, às sextas-feiras. No intuito de acolher as demandas individuais que não eram passíveis de exposição nos grupos, o Há braços permitiu o agendamento de escutas psicológicas também direcionadas a discentes de quaisquer cursos e campi.

Mediante o retorno das atividades de ensino nos campi, o projeto Há braços encerrou suas atividades oficialmente no último dia 04 de setembro, por meio de um Sarau no qual os Psicólogos do grupo se uniram aos estudantes e demais colaboradores para uma despedida com muita arte.

A experiência na participação deste projeto foi bastante enriquecedora, pois aproximou Psicólogos da instituição e possibilitou o alívio do sofrimento de alguns estudantes. O projeto se encerra, mas as ações de Saúde Mental não.

Com a instituição dos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) em todos os campi, a saúde mental passa a ter foco especial diante do Ensino Não Presencial, não mais com exclusividade do Psicólogo, mas também associado a uma equipe multiprofissional.

Confira a live sobre Valorização da Vida:

Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues
Psicólogo do IFPB – Campus Campina Grande