Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Institucional > Blog > posts > 2020 > 08 > Campus CG em números

Campus CG em números

Estudantes, servidores, orçamento...
por Clébio Melo publicado: 18/08/2020 12h27 última modificação: 18/08/2020 15h00
Imagem: Alan Leonardo

Os Institutos Federais são recentes no Brasil. Foram criados pela Lei nº 11.892/2008 e compõem, com outras instituições, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Portanto, nosso campus do IFPB só tem 11 aninhos de existência. 🎂 Praticamente um bebê, né? 👶

Atualmente, são oferecidos, GRATUITAMENTE, 18 cursos, divididos em: técnicos, técnicos + ensino médio, educação para jovens e adultos, Formação Inicial e Continuada (FIC), superiores e de pós-graduação. Alguns, funcionam na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Temos 2.705 matrículas neste período 2020.1, de acordo com a Coordenação de Controle Acadêmico. Outros dados do Campus podem ser acessados por meio da Plataforma Nilo Peçanha (MEC). Ano passado, 2019, foram 10.087 inscritos em nossos processos seletivos (saiba mais sobre como ingressar no IFPB CG aqui).

239 servidores públicos estão ligados ao campus: 96 são da categoria de técnico-administrativo e 143 docentes. O número representa 10,34% de todos os servidores efetivos do IFPB. Além disso, estamos com 20 servidores temporários no momento da escrita desse texto, segundo o Portal da Transparência do IFPB.

Cada campus do Instituto Federal da Paraíba possui um orçamento para tocar as atividades ao longo do ano. Esse dinheiro vem da sociedade, através dos impostos, e é repassada pelo Governo Federal. Para 2020, o orçamento do Campus Campina Grande, informado pela Diretoria de Administração, Planejamento e Finanças, é de R$ 6.899.262. Esse valor garante o funcionamento do Campus e o pagamento dos auxílios estudantis, por exemplo.

Tudo bem... Números são indispensáveis na vida, mas não mais do que indivíduos, pessoas mesmo. Esses quantitativos todos são importantes para proporcionar uma boa educação aos nossos estudantes e contribuir com a sociedade na resolução de problemas do dia a dia.