Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 09 > Cursos do Campus Cajazeiras são bem avaliados no Enade; ADS recebeu nota 5

Cursos do Campus Cajazeiras são bem avaliados no Enade; ADS recebeu nota 5

Curso de Matemática também foi avaliado com nota 3
por Patrícia Nogueira publicado: 14/09/2022 09h06 última modificação: 07/10/2022 10h07

A comunidade acadêmica do Campus Cajazeiras recebeu com entusiasmo o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 dos cursos superiores divulgada pelo INEP esta semana.

Passaram pela avaliação do Ministério da Educação os cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Matemática com nota 5 e 3, respectivamente.

A Diretora Lucrécia Petrucci afirmou que o resultado orgulha muito a comunidade acadêmica do Campus: “Um resultado excelente, que orgulha a todos, fruto da dedicação e empenho dos nossos estudantes e do trabalho de qualidade realizado, cotidianamente, por nossos profissionais. Resultado que evidencia, no cenário nacional, nossos cursos e, consequentemente, todo engajamento da nossa comunidade acadêmica em nome da educação pública de qualidade ofertada por nossa Instituição. A educação é a nossa esperança, ela transforma vidas e salva o futuro”, disse.

O Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Abinadabe Andrade, falou que o resultado foi recebido com entusiasmo. “Parabenizamos a atuação dos nossos estudantes e reconhecemos o esforço e trabalho de todos os nossos funcionários, pois estes resultados foram construídos por várias mãos”, disse.

O curso de ADS já obteve nota máxima em 4 outras edições (2008, 2011, 2017 e 2021). "Esse resultado é uma motivação a mais para podermos continuar a evoluir, analisando nossas fragilidades e fortalecendo o que conquistamos", disse o Coordenador Fábio Abrantes. O gestor enfatizou ainda o trabalho em conjunto de todos os envolvidos no processo: direção, os técnicos de TI e administrativos, equipe pedagógica, servidores terceirizados e principalmente os docentes e discentes.

Pfrancisco santana - cajazeiras.jpgara o estudante Francisco Iarlyson era uma grande responsabilidade a manutenção do conceito 5 na do Enade, o que acabou se concretizando, mas o otimismo em sua manutenção não era exagero, era confiança sobre o trabalho feito pelos nossos professores e o empenho meu e de meus colegas. “Por isso eu posso afirmar, que a cada edição do ENADE o curso de ADS do IFPB Campus Cajazeiras, com seu corpo docente e discente, vem provando o trabalho bem feito”, disse o estudante Francisco Iarlyson Santana de Andrade. O estudante mencionou ainda que grande parte dos alunos durante a graduação já atuam na área e os formados possuem facilidade de adentrar no mercado de trabalho. Francisco Iarlyson agradeceu e enalteceu a direção, os docentes, os técnicos administrativos e terceirizados.

daniel alves - cajazeiras.jpg“O Enade é de grande importância para o reconhecimento da qualidade do curso, que vem se mantendo entre os melhores do país. Mas para além disso auxilia o aluno a mensurar e aplicar o conhecimento adquirido no decorrer do curso que mais adiante será posto à prova no mercado de trabalho. Fico muito feliz em fazer parte da construção da excelência do curso e desejo que os futuros alunos também almejem participar desse resultado”, destacou o estudante Daniel Alves de Lima.

Luciene do Carmo Santos, aluna da Licenciatura em Matemática, ressaltou que a marcaluciene santos estudante cajazeiras.jpg registrada do Campus é o incentivo aos estudantes e que a equipe de professores tornaram o aprendizado mais significativo e promoveram aprendizagens contribuíram para a formação das competências necessárias para minha atuação na sala de aula. “Atualmente, nesta etapa final de conclusão de curso o meu agradecimento fica para todos que fazem parte da Família IFPB por contribuírem para a realização do meu sonho!”, afirmou.

O Coordenador do Curso de Matemática, Francisco Vidal, lembrou dos desafios enfrentados durante a pandemia e que considerou o resultado positivo diante de tudo que foi vivenciado. "Foi um período difícil para todos, principalmente para os alunos e professores, temos consciência de que o trabalho deve continuar e certamente iremos concentrar todos os esforços para que o curso possa melhorar cada vez mais, o que trará resultados positivos nas avaliações externas como consequência de uma prática que busca, acima de tudo, oferecer a qualidade de ensino e aprendizagem características do IFPB Cajazeiras", destacou.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, externou sua satisfação com o resultado e ressaltou a importância da conquista para toda a comunidade acadêmica de Cajazeiras como forma de protagonizar uma educação pública socialmente referenciada.

De acordo com o Ministério da Educação, a avaliação permite identificar as áreas de conhecimento que podem ser aperfeiçoadas. A avaliação deste ciclo envolveu 30 áreas do conhecimento. O INEP informou que 492.461 estudantes foram inscritos.