Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 07 > IFPB participa de Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas

Noticia

IFPB participa de Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas

Foram seis apresentações orais de trabalhos desenvolvidos em diversos campi do IFPB
por publicado: 28/07/2022 14h20 última modificação: 28/07/2022 14h20

esquisadores do IFPB participaram Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas – A Consciência pelo Conhecimento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia.

De acordo com a organização, o evento teve como objetivo reunir os integrantes do ecossistema (estudo, pesquisa e gestão) das mudanças climáticas e conhecer as atividades que cada participante está desenvolvendo para realizar o mapeamento (geográfico e temático), evitando o sombreamento entre elas. O encontro realizado nos dias 21 e 22 de julho, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa, discutiu a unificação de políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas  na Paraíba.

Para o professor Cláudio Dybas, Campus Cabedelo Centro, o Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas foi Claudio-Dybas.jpeg uma inciativa muito salutar, na qual buscou-se reunir o ensino, a pesquisa e a extensão para fazer um levantamento sobre as iniciativas que já existem na área. O tema do projeto apresentado pelo professor Cláudio foi “O papel das Unidades de Conservação frente às mudanças climáticas: o caso do Projeto Mirarim”.

A pesquisa foi desenvolvida nos anos 2019, 2020 e 2021 por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e o IFPB, com o objetivo principal de fazer uma caracterização socioeconômica da região norte do município de Lucena, que tem potencial de se tornar uma unidade de conservação e, de formar um corredor ecológico com a área de proteção do ambiental Município de Mamanguape. A ideia é garantir a conservação dos ecossistemas costeiros e assim, contribuir para a manutenção da estabilidade do clima. “O efeito estufa é um efeito natural que sofre oscilações num espaço longo de tempo na escala geológica. Entretanto, com o aumento na emissão de alguns gases a exemplo do dióxido de carbono e o gás metano, as mudanças climáticas acontecem dentro de um espaço menor de tempo provocando os transtornos que estamos observando atualmente”, destaca o pesquisador.

WhatsApp Image 2022-07-21 at 19.15.47.jpegTambém representando o IFPB, a professora Telma Lúcia, Campus Cajazeiras, considerou muito positiva a participação da Instituição no evento. A pesquisadora destacou a presença de representantes de vários campi do IFPB, relatando as suas pesquisas e experiências, sobretudo na questão de impactos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Foi uma articulação muito eficiente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG)”, ressalta a pesquisadora.

O tema tratado por Telma foi “Abordagem midiática do sexto relatório de avaliação (AR6) IPCC sobre mudanças climáticas”. O objetivo é identificar e analisar em fontes midiáticas (jornais digitais) textos jornalísticos que abordam o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC 2021 sobre as mudanças climáticas e verificar a menção de consequências para a região Nordeste do Brasil – NEB. A proposta da pesquisa foi verificar como a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo abordam o tema. Para tanto, foram feitas revisões de matérias jornalistas para identificar e quantificar a forma como estes temas são abordados nestes jornais de relevância nacional.

Para o professor Vinícius Campos, Campus Princesa Isabel, o IFPB teve capacidade de demonstrar sua produçãoVinicius-Campos.jpeg científica materializada em inúmeros trabalhos, priorizando a indissociabilidade do ensino,  da pesquisa e da extensão. Vinícius apresentou dois trabalhos no Painel, um sobre a discussão da instalação da usina solar fotovoltaica do IFPB, Campus Princesa Isabel, como equipamento capaz de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. “A usina instalada tem capacidade de gerar energia através do sol e, evitar a emissão de uma quantidade estimada de 80 toneladas de dióxido de carbono por ano”, destacou o pesquisador. O outro trabalho apresentado pelo professor Vinícius aborda “Os impactos positivos, frente as mudanças climáticas gerados pelo Grupo de Extensão Multidisciplinar Articulando sustentabilidade (GEMAS), do IFPB. O Campus Princesa Isabel, vem demonstrando que é possível a realização de ações que resultem em geração de conhecimento, de formação de recursos humanos, de ações práticas na região para a prevenção da liberação de gases de efeito estufa, o estocamento do carbono no solo e melhorias para a perpetuação da biodiversidade local.

 Maiara-Melo.jpegAs professoras Maiara Melo e Alexandra Rafaela Freire, Campus Cabedelo, apresentaram o projeto "Espaços ruderais: Otimização das áreas verdes públicas como medida de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas", cujas ações estão voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão em áreas verdes públicas com foco na Eco praça e Eco bosque localizados no bairro Jardim Oceania em João Pessoa, e no “Projeto Sustenta” realizado em Jardim Jericó, Cabedelo. “O projeto envolve ações que otimizem o uso dessas áreas como medida de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas em áreas urbanas, pois contribuem com a arborização e presença de animais em áreas urbanas (como corujas), hortas urbanas comunitárias, amenizaThyago-Silveira.jpeg temperaturas nas cidades, realização de atividades de educação ambiental, além de serem espaços que permitem a socialização comunitária e envolvimento da sociedade nesses espaços de atuação local”, destaca Maiara. A pesquisadora ressalta, ainda, a importância do evento na divulgação do que está sendo desenvolvido em diversas instituições da Paraíba sobre as mudanças climáticas e na discussão de estratégias voltadas a mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas em diversas áreas.

Cybelle-Frazao.jpegO Painel também teve a participação daprofessora Cybelle Frazão do IFPB, Campus Guarabira, com o tema: “Pesquisas desenvolvidas sobre a demanda hídrica no contexto das mudanças climáticas” e do professor Thyago de Almeida Silveira, Campus Cabedelo com o tema:” Ações do IFPB Campus Cabedelo para a recuperação de áreas degradadas e suas contribuições no ODS 13 e ganhos em créditos de carbono”.

Sobre os encaminhamentos resultantes do Painel, os participantes planejaram um Simpósio Nordestino sobre Mudanças Climáticas, que deve acontecer em novembro com a participação das entidades presentes no Painel e outras que serão formalmente convidadas.

 Texto - Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Fotos - Carlos Soares e Francisco Dantas Neto - Diretor de Pesquisa

registrado em: