Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 01 > Retorno gradual das atividades presenciais terá início na segunda-feira (31)

Retorno gradual das atividades presenciais terá início na segunda-feira (31)

Comissões se reuniram nesta sexta-feira (31) para deliberar sobre o tema
por Clara Marinho publicado: 28/01/2022 19h42 última modificação: 02/02/2022 10h49

A CLAGANP (Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Atividades Não Presenciais) se reuniu na tarde desta sexta-feira (28) com membros da Comissão de Enfrentamento ao Covid e representantes do grêmio estudantil para tratar do retorno gradual das atividades presenciais, previsto para a segunda-feira dia 31.

De acordo com o diretor da comissão, Abinadabe Andrade, o início da quinta fase ficará marcado pelo retorno
das atividades setoriais com ambientes controlados e redução em 50% da carga horária dos servidores e, posteriormente, retomada gradual das aulas presenciais (conforme calendário divulgado) no dia 07 de fevereiro. Importante destacara que de 31 de janeiro a 05 de fevereiro as aulas permanecem no formato on-line.

Apesar de concordarem com o início da quinta fase, os participantes da reunião mostraram preocupação com o retorno presencial, em virtude do aumento de casos de Covid apresentado em todo país nas últimas semanas. No entanto, pontos como: a aquisição de materiais de segurança, a implantação do protocolo de biossegurança, o avanço da vacinação da comunidade (alunos e servidores), as resoluções estaduais, e a exigência do passaporte vacinal deram segurança para que todos os participantes da reunião ficassem de acordo para que o retorno das atividades seja efetivado.

A representante dos pais, Adriana Mary, foi incisiva em apoiar o retorno das atividades. "Com a ciência de que todos os cuidados estão sendo tomados, é justo que retornemos com o formato presencial, não há mais para onde estender o prazo", disse.

Isabelly Furtado, representante do Grêmio Estudantil, disse que "nós últimos dias, o Grêmio têm realizado pesquisas através de formulários e de uma Assembleia Geral para saber a opinião dos estudantes quanto ao retorno gradual das aulas presenciais, mediante isso, chegamos a conclusão de que esse é um tema que divide muito os estudantes, a maioria está interessada pelo retorno optativo e seguro, porém um pequeno grupo ainda não se sente preparado. Nesse sentido, deve haver a garantia de que nenhum estudante que não possa comparecer às aulas será prejudicado, pois essa é uma posição que também deve ser respeitada e garantida".

Na ocasião, a direção geral do Campus lembra que a implantação da quinta fase vem sendo debatida entre a comunidade e seus representantes desde o ano passado. Os representantes do Grêmio Estudantil apresentaram dados coletados em assembléia realizada na noite da quinta-feira (27) com participação ampla dos estudantes.

"Nossa prioridade não mudou, que é a saúde da nossa comunidade, temos um compromisso com a família dos nossos estudantes e é pensando nesse compromisso que queremos dar um novo passo, tudo feito com cuidado e cautela baseado em documentos institucionais tentando manter a coerência e o compromisso com toda a sociedade", disse Lucrécia Petrucci, diretora geral do Campus.

Abinadabe Andrade ressalta que na quinta-feira (dia 03) a comissão se reunirá novamente para avaliar o andamento das atividades a partir do dia 07.

Clique para baixar os documentos:

Protocolo de Biossegurança

Portaria da CAGLANP