Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 08 > Encontro Pedagógico: professores compartilham experiências do ensino remoto durante 3º momento

Metodologias para aulas práticas foi tema do evento
por Clara Marinho publicado: 17/08/2021 17h26 última modificação: 20/08/2021 10h37

A coordenação pedagógica do IFPB Campus Cajazeiras realizou na tarde desta terça-feira (17) o terceiro momento do encontro pedagógico, com os professores convidados Me. Antônio Gonçalves, Dr. Raphael Maciel e Dr. Mackson Nepomuceno que abordaram o tema “metodologias para aulas práticas no ensino remoto”.

Os docentes convidados compartilharam suas vivências e desafios enfrentados com o ensino remoto no contexto da pandemia do coronavírus. O professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Machson, trouxe dados indicadores das ferramentas de acesso à internet dos alunos das escolas públicas no início das atividades do ensino remoto, no qual 39% não tinham acesso a computadores. Com as limitações vividas pelos alunos e por professores que precisaram se adaptar ao universo da educação à distância num curto espaço de tempo, Mackson enfatizou a importância dos profissionais “estarem abertos aos novos modelos de aprendizagem e, sobretudo, trocar experiências com os colegas”.

O professor Antônio Gonçalves disse que nesse contexto sua maior preocupação é em “dar autonomia aos alunos, visto que cada um tem um ritmo particular de aprendizagem”. Ele trouxe exemplos de escolas brasileiras que trabalham com roteiros de estudos nas quais os alunos têm maior autonomia no processo de aprendizagem.

Para Raphael Maciel uma das mudanças do ensino remoto é o protagonismo do aluno, já que a necessidade de gerenciar sua rotina de estudos é uma realidade. Ele compartilhou com os colegas sua saga para se descobrir como docente à distância e exemplificou quanto foi preciso investir em tempo, conhecimento, ferramentas e local de trabalho para conseguir gravar suas aulas e deu exemplos práticos de softwares e materiais que utiliza.