Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 06 > Gestão de resíduos sólidos foi tema da Semana do Meio Ambiente

Gestão de resíduos sólidos foi tema da Semana do Meio Ambiente

Evento trouxe debates relevantes para restauração do nosso ecossistema comum
por Clara Marinho publicado: 22/06/2021 17h20 última modificação: 23/06/2021 21h44

O IFPB Campus Cajazeiras realizou a Semana no Meio Ambiente nos dias 21 e 22 de junho. O evento coordenado pela Comissão de Políticas Ambientais trouxe o tema a “Gestão de Resíduos Sólidos: um passo para restaurar nosso ecossistema comum”. A abertura aconteceu nesta segunda-feira (21) com uma mesa redonda transmitida pelo youtube em formato de live no canal do IFPB.

A mesa redonda, mediada pelo professor Antônio Gonçalves de Farias Júnior, foi composta por três convidadas que, sob perspectivas distintas, abordaram a gestão de resíduos sólidos. Na abertura do evento, a diretora geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, deu boas-vindas às convidadas e aos participantes e, em nome da comunidade se solidarizou com todas as famílias vítimas da pandemia do covid 19.

Uma das convidadas, a cientista social e publicitária Cláudia Pires atuou durante 20 anos no mercado corporativo gerenciando marcas como Santander, Natura e Heineken, dentre outras. Cláudia compartilhou com os participantes sua experiência com a So+ma Vantagens – um negócio de impacto que possibilita à comunidade a obtenção de vantagens através de atitudes positivas. A so+ma tem um programa que permite a troca de recicláveis por benefícios como: cursos, exames, alimentação, descontos em supermercados e muito mais.

A secretária de Meio Ambiente de Cajazeiras – Maria da Dores Abreu (Brankinha) – explanou sobre a coleta de resíduos sólidos sob o prisma da gestão pública. Ela compartilhou suas experiências com o projeto “Acordo Limpo” que consiste em fazer a coleta de resíduos sólidos no município de Cajazeiras com a devida separação de materiais recicláveis e reutilizáveis, proporcionando o resgate da cidadania de pessoas que vivem da reciclagem bem como colaborar com a preservação do meio ambiente.

A professora Karla Viana, coordenadora do curso técnico em Edificações do IFPB Cajazeiras, falou sobre a prática de implantação de um sistema de gestão ambiental em empresas de construção civil. Karla demonstrou como é possível implementar ações limpas dentro do canteiro de obras e compartilhou práticas sustentáveis como o reaproveitamento de água dos ar-condicionados para lavagem de outros ambientes; uso de materiais ecologicamente corretos incentivando a produção de materiais através da compra, dentre outras.

O plano de gestão de resíduos sólidos elaborado pela comissão de políticas ambientais do campus, que está sob apreciação do Conselho Diretor, foi apresentado à comunidade na manhã desta terça-feira (22), durante o encontro coletivo realizado pela plataforma do Google Meet. Ao longo da manhã, seis grupos de trabalho discutiram propostas de execução para as ações do  plano com temas como: coleta seletiva, gestão de resíduos sólidos, gestão de resíduos orgânicos, gestão de resíduos do setor de saúde, gestão de resíduos dos laboratórios de biologia, física e química e gestão dos resíduos de laboratórios e oficinas das áreas técnicas.

Parceria com a so+ma

De acordo com o professor Antônio, o Campus firmou parceria com a so+ma após receber uma proposta para testagem de um novo produto em fase de desenvolvimento. Trata-se de um aplicativo no qual a comunidade do Campus Cajazeiras poderá se cadastrar e enviar informações sobre reciclagem. Além disso, a so+ma recrutará serviços e mão de obra dos alunos de informática com conhecimento de programação em C#.