Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 06 > Encontro pedagógico aconteceu nesta terça (29)

Encontro pedagógico aconteceu nesta terça (29)

Momento foi de troca de experiências sobre ensino remoto
por Clara Marinho publicado: 30/06/2021 10h32 última modificação: 05/07/2021 22h27

O IFPB Campus Cajazeiras realizou nesta terça-feira (29), às 15h, o primeiro momento do Encontro Pedagógico 2021. Diferentemente das edições anteriores, neste ano o encontro será dividido em seis momentos, sendo um por mês, em formatos de palestras e mesas-redondas. De acordo com a coordenadora pedagógica, Analine Pinto, “os eventos abordarão assuntos pertinentes ao contexto do ensino remoto”.

Para a abertura, a comissão organizadora convidou o professor Dr. Jalberth Fernandes da Universidade Federal de Campina Grande para promover a palestra “Criando experiências de aprendizagem criativas” transmitida pelo youtube.

Na ocasião, o professor Jalberth fez um apanhado a respeito de um novo formato de ensino que pode ser desenvolvido a partir de aprendizagens criativas. De início ele pontuou o fato de que “a experiência precisa ser criativa, memorável e significativa para o aluno”.

Há mais de um ano vivenciando o ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19 professores e alunos precisaram se reinventar para que o ensino/ aprendizagem fosse possível diante da realidade da sala de aula virtual. Como manter o aluno motivado nesse novo formato foi um dos principais questionamentos feitos pelos participantes à Jalberth.

O palestrante sugeriu então a inserção das quatro competências que podem ser desenvolvidas na sala de aula: a comunicação, a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. Dentre outras possibilidades, ele apresentou “as habilidades do futuro que também podem ser fomentadas na sala de aula, como: as inteligências intra e interpessoais, criativa, artificial e a capacidade de se reinventar várias vezes já que a mudança é a única constante”.

Para a professora de Língua Portuguesa Jacinta Rodrigues, “o primeiro momento do Encontro Pedagógico foi repleto de muita reflexão e aprendizagem. Uma oportunidade de experienciar novos olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem, principalmente, no contexto do ensino remoto”.

Para o professor Fábio Lima, “o ensino remoto tem sido desafiador para todos, portanto, o acompanhamento e auxílio do setor pedagógico tem sido fundamental para o desenvolvimento e aplicações das metodologias que buscamos adaptar para o melhor rendimento do ensino – aprendizagem. Este  é o melhor momento para dispor de forma clara como cada um de nós professores e estudantes temos buscado o denominador comum para driblarmos as dificuldades impostas pelo ensino remoto”.

Os gestores do Campus Cajazeiras Lucrécia Petrucci, Abinadabe Andrade e Hugo Assis deram às boas-vindas aos participantes e cumprimentaram a equipe organizadora. A diretora geral, Lucrécia, parabenizou a equipe “pelo olhar atento e próximo sempre buscando mediar os processos de ensino e aprendizagem”. Ela ressaltou ainda o cenário desafiador da pandemia “enfrentado com muita coragem e muito trabalho”. O diretor de ensino, Abinadabe disse que “os temas escolhidos para os encontros foram pautados nas demandas apresentadas por pais, alunos e professores nas reuniões de acompanhamento do ano letivo passado”. Já Hugo parabenizou a todos e ressaltou a importância da direção administrativa se fazer presente no encontro. Mary Roberta, pró-reitora de ensino do IFPB disse que o momento é de levar esperança para o nosso futuro e ressaltou a primazia dos eventos realizados no Campus Cajazeiras. O evento foi conduzido pela pedagoga Claudenice Alves e contou com a participação do professor Raphael Melo que atuou como mediador.