Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 12 > Estudantes do Campus Cajazeiras recebem menção honrosa na Olimpíada

Estudantes do Campus Cajazeiras recebem menção honrosa na Olimpíada

A aluna Rosa Quitéria e o aluno Jorge Luiz foram os contemplados com a menção
por publicado: 01/03/2021 12h11 última modificação: 01/03/2021 12h17

Os alunos Rosa Quitéria Oliveira Arruda da terceira série e Jorge Luiz Martins conquistaram uma menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) idealizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia Inovação e Comunicação (MCTIC), destinada a estudantes do Ensino Médio e do 8º e 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil, com o objetivo de divulgar o conhecimento científico a todos. Alunos de 64 escolas de Cajazeiras integraram o evento.

A competição foi realizada em duas fases de forma on-line. A primeira aconteceu no dia 07 de agosto de 2020 e a segunda fase foi realizada no dia 22 de janeiro de 2021. As provas versaram sobre as disciplinas de astronomia, biologia, física,  história e química.

Participando de uma olimpíada pela primeira vez, a estudante Rosa Quitéria conta que o incentivo para a participação veio de um professor. “Não sabia da Olimpíada, até que o professor de biologia Evaldo Lira de Azevêdo chegou com a ideia e eu aceitei.  Foi a primeira vez que participei de uma Olimpíada. Conseguir essa menção honrosa foi uma alegria muito grande, tanto pra mim quanto para minha família, que me encorajou. Aprendi muita coisa e agora pretendo participar de outras para continuar adquirindo conhecimentos”, comentou a aluna.

O outro estudante contemplado com a menção honrosa, Jorge Luiz Martins,  já é veterano em olimpíadas e tem colecionado medalhas em suas participações.

O professor Evaldo elogiou o desempenho dos alunos do Campus Cajazeiras que ele considera excepcional. Para o professor, isso mostra o quanto o Campus Cajazeiras do IFPB está preparado para executar sua tarefa de educar e incentivar os alunos a se destacarem em competições. Ele ressaltou também a importância dos investimentos em educação, ciência e tecnologia como instrumento de transformação do país. “A base da transformação de um país ocorre pela educação, e a partir daí a acontece a melhora nos índices relacionados à saúde, segurança, desenvolvimento científico e tecnológico do país vai acontecer naturalmente”, complementa.

*Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB/DGCOM

Fotos: acervo pessoal dos alunos