Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 11 > Pesquisa sobre ilhas de calor urbano em Cajazeiras é apresentada em evento

Pesquisa sobre ilhas de calor urbano em Cajazeiras é apresentada em evento

Aluna do ensino médio integrado ao técnico participou do Simpósio de Geotecnologias do Nordeste
por Ana Carolina Abiahy publicado: 23/11/2020 17h36 última modificação: 23/11/2020 17h36

Uma pesquisa do Campus Cajazeiras do IFPB pode trazer contribuições para o planejamento urbano na região. Esta é uma das expectativas da equipe do projeto de pesquisa “Detecção remota de ilhas de calor urbanas superficiais em Cajazeiras-PB”, aprovada no Edital 01/2020 Interconecta IFPB. Os resultados preliminares da pesquisa foram apresentados no III GISDAY & I Simpósio de Geotecnologias do Nordeste: “Planejando Cidades e Mitigando Riscos”.

A estudante Maria Iriany Braga Martins, do curso técnico de Informática, Integrado ao Ensino Médio, foi quem apresentou o trabalho no evento, que ocorreu de modo remoto, devido a pandemia de covid-19. Além de Iriany, a equipe do projeto é formada pelos docentes Telma Lucia Bezerra Alves Aires (coordenadora), Teobaldo Gabriel de Souza Junior (orientador), Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues (colaboradora) e pelo estudante João Victor Rocha de Souza (bolsista). Iriany e João Victor cursam o terceiro ano de Informática no IFPB Cajazeiras.

A apresentação do artigo no evento foi feita de forma oral, via Google Meet. O evento é organizado pela MapGeo Jr - Mapeamentos e Soluções Geográficas, Empresa Júnior do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco. Além de apresentações de trabalho, mesas-redondas e palestra também ocorreram no evento, durante o período de 18 a 20 de novembro.

O estudo do IFPB teve como objetivo a análise da temperatura da superfície terrestre (TST) e o comportamento do Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) na área urbana de Cajazeiras-PB e seu entorno, utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Para os autores, o monitoramento das variáveis estudadas pode auxiliar no processo de tomada de decisão e planejamento urbano da cidade.

Segundo os resultados, as técnicas de sensoriamento se mostraram muito úteis para o estudo das temperaturas de superfícies nas áreas urbanas, sobretudo, pela abrangência espacial. Para a cidade de Cajazeiras, foi possível identificar temperaturas mais elevadas no espaço intraurbano, com picos superiores a 32°C. Por outro lado, o entorno, com presença de vegetação identificada pelo NDVI, apresentou temperaturas abaixo de 26°C, para as condições instantâneas da imagem analisada.

Iriany IFPB cajazeiras.jpeg “As dicas e ajuda da professora Thelma e do professor Teobaldo me ajudaram a ficar mais segura e preparada para a apresentação. Gostei bastante da experiência, já foi uma preparação para apresentações futuras e foi muito interessante assistir outras apresentações no campo da geografia”, comentou Iriany, avaliando sua primeira apresentação acadêmica.