Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 10 > Reitor abre 7º ECMAT, no Campus Cajazeiras

Reitor abre 7º ECMAT, no Campus Cajazeiras

“Os professores de Matemática são criativos e inovadores”, diz professor Nicácio
por publicado: 29/10/2020 08h29 última modificação: 29/10/2020 08h30

O reitor Nicácio Lopes participou nesta quarta-feira (28), da cerimônia de abertura da 7ª edição do Encontro Cajazeirense de Matemática (VII ECMAT). Em seu discurso, o reitor ressaltou a importância da criatividade e a inovação no ensino e na pesquisa da matemática: “quero aqui me associar à pertinência do tema do evento – a inovação e a criatividade, tecendo novos caminhos na Matemática”.

O professor Nicácio destacou também que a Matemática é uma linguagem não apenas científica, mas também uma linguagem cotidiana, pois ela está presente em todas as dimensões da vida humana.

O poder criativo e inovador dos professores (mestre e doutores) do Campus Cajazeiras enaltecido pelo reitor Nicácio reflete a organização assertiva do evento que colocou em pauta temas como: Matemática Pura, a Matemática Aplicada, a Educação Matemática Inclusiva. “Isto torna este evento muito fecundo para disseminação do conhecimento, para reflexão, para problematização e para criticidade dos processos científicos, por meio de momentos interativos e de aprendizagem coletiva”, acrescenta o gestor.

Acompanhado da diretora geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Tereza Gonçalves Petrucci, o reitor do IFPB fez uma saudação calorosa, aos matemáticos, pesquisadores, estudantes e gestores locais, dentre eles o diretor de ensino, professor Ricardo Job; o diretor de administração, planejamento e finanças, Hugo Santos; o coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, professor Aureliano Vidal; e os coordenadores do VII Encontro Cajazeirense de Matemática, professores Vinícius Martins e Kíssia Carvalho.

À noite contou com diversas falas, demonstrando a importância do evento, do ensino e da pesquisa no campo da Matemática. Todas as falas foram convergentes com a primeira palestra do VII ECMAT ministrada pelo professor João Bosco Pitombeira de Carvalho, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). A palestra intitulada Descartes e um problema de Clavius, foi mediada pelos professores do Campus Cajazeiras Kíssia Carvalho e Aureliano Vidal. Uma live com a família Freitas marcou o encerramento da primeira noite do VII ECMAT.

O evento prossegue até a próxima sexta-feira (30), quando ocorrerá a premiação da Olimpíada Cajazeirense de Matemática. O certame acontece também numa organização do Curso de Licenciatura em Matemática. Para mais informações acesse o site do evento: http://www.ecmat.com.br

• Filipe Donner – Jornalista e diretor geral de Comunicação e Marketing do IFPB.