Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 09 > Comunidade do Campus Cajazeiras comemora conceito 4 na avaliação do Enade

Comunidade do Campus Cajazeiras comemora conceito 4 na avaliação do Enade

O resultado indica que o curso de engenharia civil, avaliado em 2019, obteve um desempenho superior à média nacional
por publicado: 26/10/2020 11h10 última modificação: 26/10/2020 11h50
Arte: Luzivan Silva

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil obteve conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O conceito varia de 1 a 5. O conceito 4 indica que o curso obteve um desempenho superior à média nacional, nas categorias avaliadas.

De acordo com o coordenador do curso de engenharia civil José Tavares de Luna Neto, o resultado do Enade é motivo de orgulho porque reflete o desempenho e dedicação dos alunos, fruto também do trabalho realizado pelos professores, incentivando a busca pelo conhecimento, sempre alinhados com as atualidades e com as tecnologias. Ele destacou ainda a incondicional e compreensível disponibilidade da gestão do campus, dos mais diversos setores à Direção Desenvolvimento de Ensino e direção-geral. “Todo esse conjunto de equipes, empenhadas com dedicação e carinho, são merecedores do nobre mérito, ora comemorado, que nos fortalece para continuarmos sempre e cada vez mais útil à sociedade com educação pública e de qualidade”.

O diretor de Desenvolvimento de Ensino Ricardo Job parabenizou a todos que compõem o Engenharia Civil. “É uma conquista ímpar. Não consigo descrever o orgulho e satisfação com este resultado. Resultado fruto de muito trabalho e dedicação na condução do curso que por vezes os docentes estavam sobrecarregados com as atividades de ensino”, comenta. Ele agradeceu, ainda, aos servidores que o antecederam na direção, na coordenação e na sala de aula, destacando os que desbravaram as dificuldades de uma primeira turma, em especial a Gastão Coelho, Bruno Medeiros e José Tavares, nos quais estendeu a todos que fazem e auxiliam a gestão do curso, pelo empenho e excelente trabalho e por fim, aos alunos que conseguiram ficar acima da média nacional em todas as categorias avaliadas na prova e conquistaram a melhor posição dentre os cursos avaliados.

Para a coordenadora da Unidade de Indústria, Caroline Jeronymo, o Enade é muito mais que uma simples prova, é a soma de todos os esforços de um corpo docente que revisa conteúdos e se atualiza, de uma instituição que tem investido em dar suporte para seu desenvolvimento e crescimento, mas principalmente, pelo esforço, motivação e engajamento dos alunos. “É uma grande conquista que só nos motiva a insistir, melhorar e buscar o conceito 5”, complementa.

A diretora-geral Lucrécia Petrucci, disse que o resultado trouxe muito orgulho alegria para a comunidade e parabenizou os estudantes pela projeção da Instituição nos cenários local e regional. “Esse resultado ratifica os esforços envidados por toda comunidade acadêmica em prol da educação pública de qualidade, aprimorada ao longo dos anos. Acreditamos nesse trabalho integrado fruto da dedicação e empenho dos alunos e do compromisso dos servidores, professores e técnicos, que fazem o nosso Campus, transpondo obstáculos e se reinventando a cada nova necessidade, que culminou com este momento de júbilo”, comemora. Ela agradeceu ainda ao coordenador do curso José Tavares e a coordenadora de Unidade por suas relevantes atuações; ao diretor de ensino Ricardo Job; aos ex-diretores de ensino Gastão Coelho e Raphael Melo e a Bruno Medeiros, em nome dos ex-coordenadores do curso por suas substanciais contribuições nesse processo.

O ex-diretor de ensino Gastão Coelho atribuiu o sucesso do ENADE 2019 ao mérito dos alunos e ao árduo trabalho dos profissionais que direcionaram sua atuação a valorização dos estudantes enquanto transformadores de uma sociedade, que saem do espaço acadêmico para se tornarem grandes engenheiros. “Aos nossos atuais e ex-alunos: nossos sinceros agradecimentos pelo afinco com que se dedicam ao curso e pela confiança a nós depositada”, agradece o ex-diretor.

Texto: Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/Reitoria

Arte: Luzivan Silva - programador visual do IFPB/Reitoria