Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 03 > NASMO promove ações para a prevenção do novo coronavírus

Noticia

NASMO promove ações para a prevenção do novo coronavírus

Medidas educativas foram passadas para profissionais terceirizados
por Clara Marinho publicado: 23/03/2020 09h58 última modificação: 27/04/2020 16h49

O NASMO - Núcleo de  Apoio aos Serviços Médicos e Odontológicos – do IFPB Cajazeiras montou uma força tarefa para o enfrentamento do coronavírus. Dentre as ações propostas pelo núcleo, destaca-se a promoção de medidas de ações educativas e preventivas. Seguindo as recomendações do OFÍCIO-CIRCULAR Nº 23/2020/GAB/SETEC/SETEC-MEC, integrantes do NASMO se reuniram, na última sexta-feira (20), com os profissionais prestadores de serviços das empresas terceirizadas.

O coordenador do Nasmo Kleber Afonso pontua que ele e a enfermeira Valdemônica Paulo coordenaram as ações “seguindo as normas de segurança, pois realizamos a palestra em ambiente arejado e respeitamos o distanciamento mínimo entre as pessoas”, esclareceu. Como exposto aos profissionais terceirizados prestadores de serviço, o NASMO reitera ao corpo de servidores e alunos do IFPB Campus Cajazeiras, as principais medidas de segurança que devem ser tomadas neste momento:

  • Higienização constante das mãos com água e sabão e uso do álcool em gel à 70%;
  • Etiqueta respiratória (cobrir a mão com a região do cotovelo ao tossir, usar lenço descartável para assoar o nariz, jogá-lo fora e higienizar as mãos logo em seguida);
  • Respeitar a quarentena e ficar em casa;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais

De acordo com Kleber, “este aprendizado é para toda a vida, pois hábitos de higiene previnem doenças e o uso de máscaras caso esteja resfriado protege os demais quanto à transmissão  de doenças e não apenas em relação ao COVID19. Para a Diretora Geral do Campus, Lucrécia Petrucci, a ação foi fundamental neste momento. "Precisamos levar informações confiáveis para os nossos prestadores de serviço. A informação correta também faz parte da nossa luta", acrescentou.

A enfermeira Valdemônica alerta para que as pessoas busquem informações em fontes de notícias confiáveis e combatam as fake news, como é o caso da produção caseira de álcool em gel (sem eficácia). “O álcool em gel precisa ser à 70%, visto que valores inferiores ou superiores a este não surtem efeito contra o vírus”.

Por último e não menos importante, Kléber pontua a importância de respeitar a quarentena. “O isolamento social é o indicado  neste momento. Ficar em casa o maior tempo possível para não se contaminar com o vírus é medida essencial. O indicado é sempre evitar aglomerações, quando não for possível, tente manter-se a pelo menos dois metros de distância das demais pessoas. Esta medida diminui os riscos de contágio pelo COVID19”, disse.

No dia 17 deste mês o Reitor do IFPB Nicácio Lopes anunciou a suspenção imediata das aulas as aulas até o dia 12 de abril.  Segundo o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 após o registro de casos na China.

*Por Clara Marinho / Assessoria de Imprensa do Campus Cajazeiras