Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 09 > Autismo será tema da Semana da Inclusão

Autismo será tema da Semana da Inclusão

Atividades do evento promovido pelo NAPNE começam na segunda-feira, 23
por publicado: 17/09/2019 09h39 última modificação: 20/09/2019 09h07

A Semana da Inclusão do IFPB Campus Cajazeiras tem como objetivo despertar na comunidade escolar o respeito e a integração com pessoas com deficiência. Em sua terceira edição, o evento trabalhará temas correlatos ao autismo também chamado de Transtorno do Espectro Autista.

O autismo “caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada”.

As atividades do evento promovido pelo NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades educacionais Especificas) acontecerão no auditório com início na próxima segunda-feira, dia 23. Palestras e oficinas estarão focadas no tema escolhido para a edição 2019 e no primeiro momento a psicóloga do Campus Cajazeiras Renalle Pessoa fará uma palestra explicando o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também serão ofertadas oficinas com os temas: tradução e interpretação; musicalidade em libras e recursos didáticos.

Para Emanuel Oliveira, responsável pelas ações do NAPNE, falar sobre Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista) “é informar a sociedade e ao mundo que eles existem e precisam ser vistos, precisam ser compreendidos. Ser um autista não é ser uma pessoa com problemas, mas é ser alguém que precisa ser ouvido e compreendido. Ao incluí-los na vida social damos oportunidade para pessoas cheias de ideias revolucionárias que tem o diferencial não porque são diferentes, mas porque fazem a diferença, humanos que enxergam o mundo por outra ótica e que são capazes e competentes, como todos “ditos normais”.

Programação da semana de inclusão.