Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 08 > FESTIN: vencedores falam sobre expectativa para a grande final

FESTIN: vencedores falam sobre expectativa para a grande final

Dia 26 de setembro os finalistas dos campi se encontram em Campina Grande
por publicado: 15/08/2019 11h36 última modificação: 16/08/2019 11h17

Toda artista precisa de uma oportunidade/espaço para revelar seu talento. Foi através de festivais de música que grandes nomes da música popular brasileira foram descobertos, como: Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré, entre outros. O FESTIN – Festival de Intérpretes e Canções do IFPB –  tem a missão de incentivar as expressões artísticas e culturais do seu corpo discente através da música.

A etapa Cajazeiras do FESTIN apresentada pelo Bibliotecário Daniel Andrade na noite da quarta-feira, 14, deu espaço para dez alunos se apresentarem no palco do Auditório, acompanhados pela Banda Base do Campus que é formada por servidores e alunos. O grupo integrado por Igor Arraes no Contra-Baixo; Joab Andrade no Saxofone; Ramon Formiga na Bateria; Raphael Maciel no Teclado; Thiago na Guitarra e Emanuel no Violão arrancou aplausos dos presentes.

Quatro renomados músicos de Cajazeiras e Uiraúna participaram da comissão julgadora e avaliaram os candidatos com base nos critérios: musicalidade, criatividade, afinação, ritmo, performance de palco e letra/música. Eder Freire é professor da UFCG e estudou no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno; Geraldo Júnior é professor pós-graduado em música e regente de bandas pelo Ministério da Educação; Gilberto Álvares é músico e compositor e Suiamya Maciel é cantora em Cajazeiras.

O aluno de Engenharia de Controle e Automação Áleffe Emanuel foi o vencedor da categoria Música Autoral com a canção “Através do meu amor” de sua autoria. Ao explicar o processo de criação da música, ele afirmou “estar sentindo na pele toda emoção que conseguiu expressar na canção”. Áleffe enfrentou o nervosismo e a “sofrência” e conquistou a melhor nota da noite: 183 pontos. Ele disse ainda que desde a infância gosta de tocar e cantar e que o processo de criação de “Através do meu amor” durou cerca de dois dias, “era algo que eu estava sentindo e precisava colocar para fora”.

Tâmara Roberta de Sousa aluna do curso técnico integrado em Edificações foi a vencedora da categoria Melhor Intérprete com a canção “Meu Abrigo” do grupo Melim, com 172 pontos. Ela disse que está ansiosa para a etapa final e que o foco agora é se preparar para a apresentação do dia 26 de setembro durante o ENEX, em Campina Grande.

*Por Clara Marinho - Jornalista do Campus