Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 08 > Eventos de apresentação do NUCA problematizaram os tipos de assédio na escola

Eventos de apresentação do NUCA problematizaram os tipos de assédio na escola

Entenda como funciona o Núcleo e saiba como denunciar
por publicado: 23/08/2019 11h23 última modificação: 26/08/2019 08h58
Exibir carrossel de imagens Andreia, Clara, Antônio, Socorro e Renalle

Andreia, Clara, Antônio, Socorro e Renalle

O Núcleo de Combate ao Assédio do IFPB Campus Cajazeiras promoveu três eventos, nos dias 20 e 21, de apresentação do núcleo à comunidade com a proposta de apresentar os integrantes, problematizar os tipos de assédio que acontecem na escola e publicizar como o processo de denúncia deve ser realizado.

Os núcleos de combate ao assédio, presente em todos os campi do IFPB, são ramificações da Rede de Combate ao Assédio (RCA) lançada no final de 2017. A Rede é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e tem como objetivo fomentar ações preventivas, educativas e de enfrentamento ao preconceito, a práticas discriminatórias, situações de constrangimento e aos assédios moral e sexual envolvendo a comunidade discente do IFPB.

A psicóloga do Campus Cajazeiras Renalle Pessoa abordou os tipos de comportamento agressivo no ambiente escolar, como: bullying, preconceito e discriminação, assédio e violência sexual e o impacto desses comportamentos na vida psicossocial das vítimas. A apresentação permitiu a interação dos alunos que, por meio de celular, podiam opinar a respeito dos casos expostos.

Os integrantes do NUCA optaram por realizar o evento nos três turnos para alcançar o maior número possível da comunidade discente. O Núcleo é formado por: Andréia Cezar Lima (Assistente Social) Antônio Gonçalves de Farias Júnior (Professor), Clara Marinho (Jornalista), Renalle Ruana Pessoa Ramos (Psicóloga), Socorro Saraiva (Pedagoga) e pela aluna Jaini de Sousa Silva.

Como funciona o processo de denúncia?

Qualquer aluno(a) pode fazer a denúncia, caso tenha sido vítima de alguns dos comportamentos citados ou que tenha presenciado um colega ser vítima. Canais de denúncia: sala do Nuca (que funciona provisoriamente na CPA); através do e-mail nuca.cz@ifpb.edu.br ou contato direto com quaisquer dos integrantes.

• Não é necessário identificar-se;
  • É possível apontar testemunhas;
  • Não é necessário haver provas físicas.
  • Sigilo garantido.

Entenda os tipos de comportamento agressivo:

Assédio sexual: Toda conduta com conotação sexual, não desejada pela vítima. Por chantagem ou ambiental

Violência sexual: Utilização de força, ameaça ou coerção, física ou psicológica, para fazer uma pessoa se engajar em atividade sexual sem o seu consentimento.

Preconceito: Toda conduta que tenha por objetivo anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais, a partir do entendimento de que certas características e/ou opções individuais seriam fundamento legítimo para a inferiorização de pessoas e grupos sociais.

Discriminação: são consideradas atitudes discriminatórias quaisquer manifestações baseadas em preconceitos de origem; raça; cor; sexo; identidade de gênero; orientação sexual; política e religiosa; idade; condição física e intelectual; entre outros.

Para acessar mais conteúdo sobre a rede, acesse http://www.ifpb.edu.br/prae e clique na aba Rede de Combate ao Assédio.

*Por Clara Marinho - AsCom