Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 11 > Palco IFPB leva arte a escolas de Cajazeiras

Palco IFPB leva arte a escolas de Cajazeiras

Banda Bê, Mãos à arte e Teatro do Oprimido se apresentaram em escolas estaduais.
por publicado: 21/11/2016 11h38 última modificação: 01/12/2016 12h47

O projeto Palco IFPB, Artes, Diálogos e Oficinas, tem promovido aos alunos do Campus Cajazeiras, não apenas o contato, mas a relação dialógica com diversas manifestações artísticas. E na última sexta-feira, 18/11, a ação proporcionou que grupos artísticos do Campus pudessem romper as barreiras da instituição e levar sua arte para a comunidade.

Por intermédio da ação Extensão Escola do Palco IFPB, os Grupos Banda Bê e Teatro do Oprimido, vinculados ao Núcleo de Comunicação, Cultura e Artes (NUCCA) fizeram duas apresentações: nas Escolas Estaduais Cristiano Cartaxo (manhã) e Dom Moisés Coelho (tarde). O projeto Mãos à Arte também participou da ação, ministrando oficina na Escola Dom Moisés.

Durante as apresentações, o Grupo de Teatro do Oprimido fez uma intervenção na qual são retratados temas como a seca, a corrupção, a consciência política e o papel das instituições de ensino neste contexto. A peça gira em torno do drama vivido por uma família de agricultores que vê a sua última vaquinha morrer de fome e sede. Apesar do tom dramático, a apresentação é repleta de humor e reflexão e a mistura agradou a plateia.

Já a Banda Bê apresentou o seu repertório MPB – Música Paraibana Bacana, que interpreta canções de compositores paraibanos. Tanto os sucessos consagrados como Admirável Gado Novo (Zé Ramalho) às músicas menos conhecidas, foram acompanhadas com atenção pelos jovens expectadores que aprovaram o som do grupo. “Eu adorei as apresentações. Já tinha visto a Banda Bê se apresentar no FESTIN e amei o som deles. E a peça é ótima também. Estão todos de Parabéns”! Afirmou Lucas Dantas, de 15 anos, aluno do 1º ano do Curso Técnico em Administração, da Escola Cristiano Cartaxo.

Os artistas dos projetos, como Danilo de Abreu Morais, aluno do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Informática e integrante do Grupo de Teatro do Oprimido, também aprovaram a iniciativa do Palco - Extensão Escola. “Eu fui aluno do Dom Moisés no Ensino Fundamental e fiquei muito feliz em poder voltar à minha antiga escola para mostrar o nosso projeto aos meus ex-colegas e professores. É difícil ter apresentações desse tipo nas escolas estaduais e deu pra ver o quanto todo mundo gostou, ficou empolgado. Sem contar que essa interação com os colegas da Banda Bê foi legal demais”! Contou Danilo.

De acordo com o professor George Glauber, coordenador do Palco IFPB, a iniciativa está a cada dia se consolidando dentro do Campus Cajazeiras. “Com o apoio institucional estamos conseguindo ampliar a oferta de apresentações e oficinas culturais. No ano de 2016 surgiu a ideia de atravessar os muros, no sentido de se pensar em um Palco IFPB - Extensão Escola (para ser realizado nas escolas estaduais ou municipais) e o extensão-universitária (para ser realizado nas instituições de ensino superior da cidade). Nessa primeira edição fizemos uma mostra dos projetos de extensão cultural ligados ao NUCCA. Acredito que ao irmos até a comunidade, aumentamos a visibilidade da instituição e fortalecemos os vínculos”.

Nos dias 28 e 29/11 a Banda Bê e o Teatro do Oprimido (respectivamente), se apresentarão na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. As apresentações acontecerão durante a I Semana Nacional de Letras, através do Palco IFPB Extensão - Universitária.

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.