Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 08 > Vitória em dose dupla pro Campus Cajazeiras

Vitória em dose dupla pro Campus Cajazeiras

Equipes conquistam 1º lugar na Expotec e na Olimpíada Brasileira de Robótica.
por publicado: 29/08/2016 12h58 última modificação: 31/08/2016 11h47

A robótica do Campus Cajazeiras está em festa. Neste fim de semana alunos e professores alcançaram o lugar mais alto do pódio em duas importantes competições: a Expobot, que aconteceu dentro da programação da II Feira de Inovação e Tecnologia (Expotec) e a X Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa estadual, ambas realizadas em João Pessoa.

Na Expotec o Campus Cajazeiras também alcançou o 3º lugar no Projeto Olímpico de Programação (POP), com uma equipe de alunos do ensino médio. O professor Gustavo Soares, membro do Grupo de Pesquisa em Controle, Automação e Robótica (GPcar), que juntamente com os professores Raphaell Maciel, Romualdo Figueiredo e Leandro Honorato coordenou as equipes que participaram na Expobot, falou um pouco da competição e o que representou a conquista do primeiro lugar.

“A competição era dividida em quatro modalidades (Local, Labirinto, Cabo de Guerra e Velocidade). Levamos um robô para cada uma delas, todos desenvolvidos aqui no Campus Cajazeiras, e conquistamos a maior pontuação na soma do desempenho em todas elas. Acredito que tivemos um ótimo teste para a Mercury (Campeonato mundial de robótica que acontece nos Estados Unidos) e nos desafiamos em que nunca havíamos disputado, como Cabo de Guerra e Velocidade, onde alcançamos excelente desempenho. Estamos felizes com o resultado e investiremos a premiação de 5 mil reais na compra de equipamentos para o GPCAR”, afirmou Gustavo.

Já na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o Campus Cajazeiras teve três equipes (J.A.R.V.I.S, CONSTRUCTOR e ULTRON) disputando a etapa estadual, sendo que a CONSTRUCTOR conquistou o primeiro lugar e se classificou para a fase nacional da competição, que acontece em Recife, de 9 a 12 de outubro. O vencedor disputará a etapa Mundial, em Tóquio, no Japão.

Todos os alunos que competiram participam do Projeto de Extensão: “Robótica Educacional: Ferramenta de Aprendizagem, coordenado pelo professor Vágner Fonsêca Nóbrega. Ele se disse muito satisfeito com o resultado e confiante de que outros grandes passos estão por vir. “O desempenho deles foi fantástico, souberam competir e se adaptar as dificuldades da competição, acredito que esses alunos tem totais condições de buscar uma excelente classificação na final nacional. Estou muito confiante que vão dar o melhor, mostraram muita capacidade de tomar decisão rápido. Acredito que a vaga no Japão é possível e vamos trabalhar esses dois meses para torna-la real”.

A Diretora Geral do Campus Cajazeiras comemorou o desempenho dos discentes e professores e afirmou que a instituição não vai medir esforços para continuar estimulando a prática da robótica. “Essas conquistas são fruto do investimento temos realizado. Esses momentos reforçam o nosso entendimento de que é preciso fortalecer o ensino através da pesquisa e da extensão, aproveitando os nossos diversos espaços de aprendizagem que o instituto oferece. Mesmo em momentos como este, de crise, não iremos medir esforços para incentivar esses meninos a participar dessas competições”.

Lidiane Maria - jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.