Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Assuntos > Comissão de Ações de Enfrentamento à COVID-19

Comissão de Ações de Enfrentamento à COVID-19

por 1887391 publicado 09/11/2021 11h04, última modificação 09/11/2021 11h54

É de conhecimento de todos que o alto índice de transmissão causado pela pandemia do novo corona vírus (SARS-CoV-2), denominada pela comunidade científica por Covid19, atinge o Brasil e o Mundo. Em suas formas mais graves a doença atinge os grupos mais vulneráveis, tais como, idosos, diabéticos, cardíacos e pessoas imunossuprimidas, acometendo também crianças, jovens, adultos e principalmente os trabalhadores essenciais da linha de frente ao combate. Para tanto, ações educativas de isolamento social, higiene respiratórias e lavagem das mãos tem sido propostas com o intuito de disseminar informações acerca da prevenção ao Covid19. A Comissão de enfrentamento a Covid-19 IFPB Campus Cajazeiras tem o dever informar aos seus alunos e colaboradores sobre a COVID-19, incluindo formas de contágio, sinais e sintomas e cuidados necessários para redução da transmissão no ambiente escolar e na comunidade. Todos os alunos e colaboradores devem ser orientados sobre a higienização correta e frequente das mãos com utilização de água e sabonete (lavagem com fricção das mãos por vinte segundos), ou, caso não seja possível a lavagem das mãos, com sanitizante adequado para as mãos, como álcool 70º INPM. Devem ser adotados procedimentos para que os alunos e colaboradores evitem tocar superfícies com alta frequência de contato, como interruptores, maçanetas, corrimãos, balcões, etc. O IFPB tem disponibilizado recursos para a higienização das mãos próximos aos locais de circulação, como álcool 70º INPM e lavatórios móveis com agua e sabonete líquido. Orientamos também sobre o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, devendo o visitante levar sua garrafinha ou copo. Todos devem evitar tocar boca, nariz, olhos e rosto com as mãos e se possível utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir e higienizar as mãos. O IFPB através da comissão de enfrentamento a Covid-19 adotou medidas para aumentar o distanciamento e diminuir o contato pessoal entre alunos e colaboradores, orientando para que se evitem abraços, beijos, apertos de mão e conversações desnecessárias. Devem ser mantida a distância mínima de um metro entre os alunos e colaboradores. Medidas foram adotadas para limitação de ocupação de escadas, corredores e ambientes restritos, inclusive banheiros, laboratórios e salas de aula. Deve-se evitar aglomeração de alunos e colaboradores nas dependências da instituição. O IFPB através da comissão de enfrentamento a Covid-19 adotou procedimentos de monitoramento do fluxo de ingresso as dependências do campus (respeitando as normas e decretos das autoridades sanitárias) para tanto, os alunos e colaboradores devem manter a distância de um metro entre si durante a sua utilização. Para realizar algum evento nas dependências do campus, a comissão de enfrentamento a covid-19 deverá ser consultada através do e-mail comissaocovid.cz@ifpb.edu.br. Nosso compromisso é com a preservação da vida!

Presidência da Comissão

Presidente: Kleber Afonso de Carvalho