Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2021 > 01 > Equipes do Núcleo Avançado de Lucena e do Projeto MIRARIM reúnem-se com o Poder Público de Lucena

publicado: 19/01/2021 13h43 última modificação: 19/01/2021 13h43

Nos dias 15 e 18 de janeiro de 2021 ocorreram reuniões entre a nova gestão da Prefeitura do município de Lucena, Polícia Militar, Sociedade Civile a equipe do IFPB e do Projeto MIRARIM. O principal objetivo das reuniões foi reafirmar a parceria já existente entre as autarquias, bem como as ações de ensino, pesquisa e extensão que o Campus Avançado Cabedelo Centro (CACC) vem desenvolvendo no município de Lucena e na Mata Norte através do Núcleo Avançado de Lucena (NAL).

Nas duas reuniões complementares estiveram presentes o Secretário de Turismo e Meio Ambiente – Carlos José Escorel Polimeni, o Secretário de Esportes – Ederlan Vale dos Santos, o Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Dr. Fabiano Gumier Costa, o Subcomandante da 2a Companhia do 7o Batalhão da PM e Comandante do Pelotão de Lucena – Tenente Allan Gleidson de Araújo, o Diretor Executivo do Instituto Silvia Mascarenhas (ISIM) – José Carlos Mascarenhas, o Coordenador dos Cursos do Ensino Profissional Marítimo do IFPB – Prof. Dr. Marcéu Adissi e o Coordenador do NAL e do Projeto MIRARIM – Prof. Dr. Cláudio Dybas da Natividade.

Entre os temas abordados, deu-se especial atenção às ações que o Projeto MIRARIM vem desenvolvendo em Lucena com o objetivo de fomentar o turismo sustentável e a geração de renda através da criação de uma Unidade de Conservação na região do Mirante do Rio Miriri e das Ruínas Bom Sucesso.  Segundo o Secretário de Turismo de Lucena “a prefeitura tem total interesse neste projeto e pretende intervir positivamente na região para ordenar o turismo e garantir a acessibilidade e segurança dos visitantes”. O Analista Ambiental do ICMBio apontou que “a criação de uma Unidade de Conservação permitirá ao município uma gestão efetiva da área através da elaboração do Plano de Manejo”. Já o Ten. Araújo destacou a atuação pujante da Polícia Militar em Lucena e colocou a corporação à disposição para apoiar as ações de ordenamento e para o patrulhamento da região. O Diretor do ISIM lembrou da importância da formação mão de obra qualificada para atuar na Unidade de Conservação, o que o CACC já vem fazendo com o curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo. Neste sentido, o Coordenador do MIRARIM disse que “nossa intenção é promover a conservação da biodiversidade, o turismo sustentável e a qualidade de vida para a população de Lucena, através de subsídios técnicos e científicos para os órgãos competentes e tomadores de decisões”. Ele comunicou que até o final deste mês serão instaladas placas informativas e de sinalização em quatro pontos de interesse: (i) Rio Cabloco, (ii) Foz do Rio Miriri, (iii) Ruínas de Bom Sucesso e (iv) Mirante Natural do Rio Miriri. Além disso será entregue à Prefeitura um relatório técnico sobre todo o diagnóstico socioambiental elaborado nos anos de 2019 e 2020, que permitirá ao novo Prefeito de Lucena, Leo Bandeira, decidir sobre o Decreto da Criação de Unidade de Conservação.

A Diretora Geral do CACC, Keitiana de Souza Silva, considerou salutar esta reafirmação da parceira entre o IFPB e a Prefeitura de Lucena e deu total apoio  do campus para a continuidade das ações no município.