Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2020 > 08 > Retomada do Semestre 2020.1

Retomada do Semestre 2020.1

Volta às aulas dos cursos técnicos em formato não presencial.
por publicado: 28/08/2020 11h53 última modificação: 28/08/2020 11h53

Na segunda-feira, dia 31 de agosto, o Campus Avançado Cabedelo Centro do IFPB  retoma seu calendário acadêmico de forma remota. A previsão é de que o primeiro semestre letivo de 2020 seja concluído até o dia 18 de dezembro de 2020.

As coordenações de curso estão à disposição para solucionar dúvidas mais específicas a respeito da realização das atividades de forma remota nesse período.

- Quando as aulas foram suspensas na instituição?

As atividades acadêmicas presenciais foram suspensas no dia 16 de março. A partir de então, o calendário acadêmico foi suspenso.

- Como serão desenvolvidas as atividades acadêmicas de forma remota?

A principal ferramenta utilizada será a “Sala Virtual” no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle Presencial. Poderão ser utilizadas também outras plataformas ou TICs, como o e-mail institucional, o Youtube, Google Meet, entre outras.

- A comunidade acadêmica está preparada para o ensino remoto?

Sim, docentes e estudantes estão recebendo formação pedagógica e tecnológica para o ensino remoto, como forma de orientar sobre as atividades acadêmicas não presenciais e sobre usos de tecnologias digitais. Também está sendo instituída uma comissão que avaliará todo o processo de mudança do sistema de ensino.

- Que tipo de investimento foi feito para permitir as atividades remotas?

Estão sendo destinados significativos investimentos no pagamento do “auxílio emergencial de inclusão digital” para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, para aquisição de pacotes de dados de Internet, além do “auxílio  de assistência estudantil”, que já era destinado à complementação da renda de tais estudantes.

- Por que a instituição decidiu pela retomada do calendário acadêmico de forma remota?

Diante da impossibilidade da retomada presencial das atividades acadêmicas, segundo as orientações dos principais órgãos de saúde nacionais e internacionais, o ensino remoto foi considerado a estratégia viável para dar continuidade ao processo formativo dos estudantes e para garantir o necessário distanciamento social nesse momento. Pretende-se com isso atenuar os danos causados pelo período de inatividade acadêmica e dar suporte aos alunos do ensino integrado ao médio que precisam realizar seleções de vestibular e a prova do Enem.

- O ensino remoto é sinônimo de educação a distância?

Destacamos que o ensino remoto, adotado de forma emergencial diante da pandemia, não é sinônimo de educação a distância. O ensino remoto é uma prática de ensino em que o professor e o estudante se encontram em espaços distintos (suas casas). A interação entre eles ocorre por meio de tecnologias da informação e comunicação, de forma síncrona (em tempo real) ou assíncrona, a partir de diferentes metodologias e contando com diversos suportes para o acesso aos conteúdos.

- Quando voltaremos para as aulas presenciais?

Infelizmente não temos essa resposta, visto que não há nenhuma definição do Ministério da Educação. Muito disso em função da impossibilidade de oferta de segurança sanitária nos ambientes físicos das unidade de ensino.