Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 12 > Estudantes medalhistas da Olimpíada de História ganham bolsas do CNPq

Estudantes medalhistas da Olimpíada de História ganham bolsas do CNPq

Alunos do IFPB Campus Cabedelo participam da 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil e quatro equipes medalhistas receberão bolsas
por Gustavo Rodrigues publicado: 07/12/2022 16h59 última modificação: 16/12/2022 16h47

Estudantes do IFPB Campus Cabedelo participaram da 2ª Edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foram 19 equipes participantes, das quais 14 equipes chegaram à etapa final. Os alunos tiveram a orientação dos docentes Lício Romero e Maria Lúcia Alexandre.

Olimpiada_04.jpgDe acordo com o professor Lício Romero, esta é uma versão compacta da Olimpíada Nacional de História do Brasil, que contou com apoio do CNPq, através de financiamento de bolsas de IC-Jr. para estudantes regularmente matriculados em escolas públicas que tenham se destacado em competições acadêmicas e científicas de abrangência nacional.

Olimpiada_01.jpgDessas 14 equipes finalistas, quatro foram contempladas com bolsas de Iniciação Científica Júnior, uma das novidades deste ano. As bolsas, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), são de R$ 100,00 mensais e têm duração de até um ano, pagas ao estudante elegível.

Olimpiada_02.jpgForam três equipes premiadas com medalhas de prata e quatro trios com medalhas de bronze. Os doze estudantes pertencem aos três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Campus Cabedelo: Multimídia, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros.

Olimpiada_03.jpgOs estudantes contemplados com as bolsas são: Ângelo Oliveira (2MM), Arthur Ferreira (2MM), Caio Berg Martins (1RP), Gabriela Paiva (1MA), Lucas Silveira (1RP), Luisa Tavares (2MA), Marcelo Henrique Silva (2MM), Melissa Alves (2MA), Ronaldy Regis (2MA), Victor Albuquerque (1RP) e Zyoon Cipriano (1MA). A estudante Júlia Barbosa (1MA) também foi contemplada, mas já é bolsista PIBIC-EM.

Para a Diretora-Geral, professora Turla Alquete, esta é uma participação muito exitosa dos estudantes e professores do IFPB Campus Cabedelo, pois tiveram seu nível de excelência reconhecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Esta participação é motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou a professora Turla.