Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 11 > Semana da Consciência Negra debate os 10 anos da Lei de Cotas

Semana da Consciência Negra debate os 10 anos da Lei de Cotas

Em solenidade muito prestigiada por estudantes, pais de alunos e servidores, o IFPB Campus Cabedelo abre a semana com debates, aulas e atividades culturais
por Gustavo Rodrigues publicado: 21/11/2022 12h21 última modificação: 23/11/2022 14h11

Realizou-se na manhã desta segunda-feira (21) a solenidade de abertura da Semana da Consciência Negra do IFPB Campus Cabedelo. O evento, muito prestigiado pela comunidade, lotou o auditório do bloco acadêmico do Campus O evento foi prestigiado pela comunidadeCabedelo com estudantes, pais de alunos e servidores.

Este ano, a data, que é usada para reflexão e conscientização das lutas do povo negro quanto às desigualdades sociais que enfrentam, terá como tema os “10 anos da lei de cotas”, com debates, aulas e atividades culturais.

Antes do início da solenidade, o Grupo Musical “Estilo Federal Jovem”, formado por alunos do Curso Técnico Integrado Recursos Pesqueiros, brindou a todos com a apresentação da música “Mama África”, do compositor paraibano Chico Cesar.

Professora Silvia Claudia Ferreira de AndradeDe acordo com a vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPB Campus Cabedelo, professora Silvia Claudia, a Comissão responsável pela organização das atividades da semana programou atividades culturais, mostra de curtas-metragens e debates, além de intervenções em sala de aula, que serão realizadas de 21 a 25 de novembro.

A Comissão responsável é formada pelo servidor Daniel Nascimento de Moura e pelos professores Marcos Moreira de Lucena, Maria Lucia Bezerra da Silva Alexandre, Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes, Wilson Gomes de Medeiros e Silvia Claudia Ferreira de Andrade.

Professora Ana Ligia Chaves SilvaA Diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Ana Lígia Chaves Silva, compartilhou com os presentes algumas estatísticas, evidenciando as desigualdades sociais ainda existentes no país, por conta da cor da pele. “Temos muito a melhorar”, afirmou, desejando a todos uma boa semana de trabalho.

Professora Turla AlquetePara a Diretora-Geral, professora Turla Alquete, as atividades programadas para a semana convidam todos para uma reflexão sobre as desigualdades sociais com que convivemos por conta do racismo. Ela também agradeceu a participação de todos no evento e finalizou saudando o povo negro, salientando a sua importância cultural e econômica para o surgimento do Brasil atual.

Professor Paulo Henrique GuedesAo final da solenidade de abertura, foi formada a mesa de trabalho do primeiro debate da programação. O professor Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes, do Campus Cabedelo, e a palestrante Tatiana Learth Junqueira, Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da Chesf,  Companhia Hidrelétrica do São Francisco, debateram sobre “Política de Cotas, Mercado de Trabalho, Negritude e ESG”. A professora Maria Lúcia Alexandre foi a mediadora do debate.

A Semana da Consciência Negra continua com atividades programadas até a próxima sexta-feira, 25 de novembro.

Em debate, a politica de cotas