Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 03 > Ano Letivo 2022 iniciará dia 30 de março em formato híbrido

Ano Letivo 2022 iniciará dia 30 de março em formato híbrido

O início das aulas no Campus Cabedelo ocorrerá na fase de consolidação do ensino híbrido (Fase 5) para todos os cursos e turmas
por publicado: 24/03/2022 07h41 última modificação: 12/04/2022 14h46

O início do Ano Letivo 2022 se aproxima, e com ele, o começo de um novo momento no Campus Cabedelo, marcado pela mudança da Quarta Fase, de implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais, para a Quinta Fase, de consolidação do ensino híbrido, considerando o disposto na Resolução do Conselho Superior nº 28/2020, que estabeleceu o plano de retomada das atividades presenciais no IFPB e suas unidades.

A mudança para a Fase 5, assim como o início de seu planejamento, foi aprovada em reunião da Comissão Local de Acompanhamento e Gestão das Atividades Não Presenciais do Campus Cabedelo (CLAGANP) realizada em 15 de fevereiro de 2022, com a participação de todo o corpo docente e técnico administrativo do campus. A decisão foi acompanhada pelo Comitê Local de Biossegurança, que recomendou à CLAGANP o início desse planejamento.

Na prática, a mudança implicará em uma ampliação considerável na quantidade de atividades de ensino presenciais: a Quinta Fase permitirá a realização de aulas teóricas, que somadas às atividades práticas presenciais previamente autorizadas na fase anterior, corresponderão a 50% da carga horária de todos os cursos ocorrendo presencialmente no campus.

Os outros 50% da carga horária das disciplinas ocorrerão de forma remota utilizando o ambiente virtual Google Classroom, em formato assíncrono, mediante a realização de trabalhos, pesquisas, leitura de materiais, exercícios, estudos dirigidos. Uma pequena quantidade de disciplinas continuarão em formato remoto: estas disciplinas terão aulas síncronas, através da plataforma Google Meet, além de plantão tira-dúvidas e do suporte do Classroom.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2022.

Confira aqui os Horários Acadêmicos e os Cronogramas de Execução dos Cursos para o Semestre 2022.1.

Confira aqui o Manual do Estudante de proteção contra a COVID-19.

A ambientação dos estudantes novatos está em andamento, ocorrendo no período de 23 a 24 de março, através do acesso à sala de aula virtual no Google Classroom e também através de webaulas divididas por modalidades, bem como através da realização de plantões e tira-dúvidas sobre primeiro acesso ao SUAP e criação do e-mail acadêmico (confira também a Live sobre os horários acadêmicos e cronogramas de execução clicando aqui).

A  fim de autorizar e normatizar a mudança de fase, a Direção Geral do Campus Cabedelo publicou a Portaria nº 31/2022, regulamentando a fase de consolidação do ensino híbrido e definindo o dia 30 de março como data de início da Fase 5. A data também marca o retorno integral das Atividades Administrativas Presenciais, no horário das 7h às 17h. O uso de máscara segue obrigatório em todas as dependências do campus, bem como a observância dos demais procedimentos previstos no Protocolo de Biossegurança do IFPB.

Acesse aqui a Portaria nº 31/2022 - DG/CB/REITORIA/IFPB.

De acordo com a Portaria, e considerando a aprovação do Passaporte Vacinal pelo IFPB, para participar das atividades acadêmicas presenciais, os estudantes devem apresentar, obrigatoriamente, o comprovante de imunização contra o Sars-CoV-2, com ciclo vacinal completo (duas doses ou em dose única) para a correspondente faixa etária, bem como o Termo de Ciência e Consentimento das Atividades Escolares Presenciais preenchido e assinado, através de formulário eletrônico disponibilizado para esta finalidade (acesse o formulário clicando aqui).

Entretanto, a exceção da obrigatoriedade de apresentação pode ser aplicada para os estudantes que não puderam tomar o imunizante por recomendação médica. Para estes casos, deve ser protocolizada pelo estudante ou responsável legal, através de processo eletrônico junto ao Sistema SUAP.

Já os servidores docentes e técnico-administrativos em educação também deverão apresentar, via abertura de processo eletrônico no SUAP, às respectivas chefias imediatas, o comprovante de vacinação contra o SARS-CoV-2. Colaboradores terceirizados devem apresentar seu  comprovante de imunização à empresa, para conhecimento da fiscalização do contrato, e os visitantes deverão mostrar o comprovante de vacinação na portaria.

A equipe gestora deseja um excelente retorno presencial a toda a comunidade acadêmica nesta atual fase, recomendando a adoção de todos os cuidados necessários previstos no Protocolo de Biossegurança do IFPB.