Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2021 > 06 > IFPB contribui com a formação continuada de servidores municipais de Cabedelo

IFPB contribui com a formação continuada de servidores municipais de Cabedelo

Curso FIC de Elaboração e Gestão de Projetos capacitará 60 servidores de todas as secretarias da Prefeitura
por publicado: 18/06/2021 15h31 última modificação: 03/11/2021 02h47

Na manhã desta sexta-feira (18), ocorreu a Aula Inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Elaboração e Gestão de Projetos, voltado a servidores municipais. Este é o 1º curso de formação continuada desenvolvido a partir de uma parceria inédita entre o Instituto Federal da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Cabedelo, firmada em fevereiro do corrente ano. A aula ocorreu através da ferramenta Meet, da Google.

O Curso FIC de Elaboração e Gestão de Projetos, ofertado na modalidade a distância, terá carga horária de 60 horas e atenderá a 60 servidores de todas as Secretarias Municipais. A oferta da capacitação é uma das ações desenvolvidas a partir de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura e o IFPB e busca avançar na implantação da Agenda 2030 no município, bem como na certificação de qualidade ISO no serviço público, almejada pelo Governo Municipal. Após este primeiro curso, está prevista a oferta de um novo, o Curso FIC de Gestão e Empreendedorismo na Administração Pública.

FIC 02.jpegDurante o período da capacitação, os servidores públicos municipais irão trabalhar conteúdos relacionados à escrita acadêmica, à elaboração de projetos e à execução e gestão de projetos. O curso é coordenado pela professora Flávia Márcia de Sousa, do IFPB Campus Cabedelo, e terá, como corpo docente, os professores Thyago de Almeida Silveira, Ticiano Vanderlei de Siqueira Alves e Verônica Pereira Batista.

A Aula Inaugural do curso contou com a presença da Secretária de Educação, Márcia Moreira (representando o Prefeito Vitor Hugo Castelliano); do Secretário Adjunto de Finanças, Fábio Geraldo de Araújo; do Diretor-Geral do IFPB Campus Cabedelo, professor Lício Romero; e da vereadora Graça Resende, representando a Câmara de Vereadores.

“Em nome do prefeito Vitor Hugo, e de todos que fazem a Prefeitura, agradeço ao IFPB por mais esse convênio que, com certeza, trará frutos riquíssimos para a nossa cidade. Essa gestão tem um compromisso muito sério com a excelência do serviço público e, tenho certeza, esse curso só irá fazer com que Cabedelo se torne referência nesse assunto, seja exemplo de gestão pública”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

03.jpgPara o secretário adjunto de Finanças, Fábio Araújo, os servidores que estão participando do curso serão agentes ativos na busca pela excelência do serviço público: "essa é uma gestão que tem uma preocupação muito sensível com a questão da excelência do serviço público. (...) Com esse curso, seremos ainda mais aptos e capazes em elaborar projetos de políticas sociais, que vão trazer desenvolvimento e crescimento para o município. Cabedelo será a 1ª cidade da Paraíba a buscar o Selo de Qualidade e, com isso, construir a sociedade que queremos e merecemos", afirmou o Secretário Adjunto.

04.jpgO Diretor Geral do IFPB – Campus Cabedelo, professor Lício Romero, destacou a importância da parceria entre as instituições e reforçou a relevância de ações como essa: “Essa parceria entre o IFPB e a PMC é muito importante. Tem valores elevados no sentido de que objetiva a qualificação de políticas públicas na perspectiva da inovação tecnológica, da sustentabilidade, sempre com foco na agenda 2030, que traça os objetivos para o desenvolvimento sustentável de uma nação, estado ou, no caso, município". Segundo Lício, o curso de formação continuada é uma das primeiras ações nesse sentido.

“Esse curso vida a melhoria dos processos internos e a qualificação das políticas públicas de Cabedelo, buscando fazer com que essas intervenções sejam desenvolvidas e documentadas com um maior rigor, sem esquecer das premissas 09.jpgbásicas para que uma ação obtenha a sua eficiência máxima, alcançado um padrão de excelência que tanto se almeja no serviço público”, finalizou a coordenadora do curso, professora Flávia Márcia de Sousa.

O Curso FIC de Elaboração e Gestão de Projetos foi elaborado por docentes do IFPB Campus Cabedelo em diálogo com o Núcleo de Planejamento, Gestão e Elaboração de Projetos da Prefeitura de Cabedelo, vinculado à SEFINS. Ao final do curso, os estudantes apresentarão, como trabalho de conclusão de curso, um produto, fruto da elaboração de um projeto que contemple ou alguma ação já desenvolvida pela PMC ou uma nova ideia de ação que possa contribuir com o desenvolvimento da cidade de Cabedelo.

Para ler a notícia publicada no Portal da Prefeitura de Cabedelo, clique aqui.

* Com informações da Secretaria de Comunicação Social e Institucional da Prefeitura Municipal de Cabedelo.