Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 11 > Alunos e servidores participam da Reitoria Itinerante virtual em Cabedelo

Alunos e servidores participam da Reitoria Itinerante virtual em Cabedelo

Evento foi realizado nesta quarta-feira (18)
por Patrícia Nogueira publicado: 19/11/2020 20h16 última modificação: 19/11/2020 20h16

Estudantes e servidores do Campus Cabedelo estiveram reunidos de forma virtual para participar da reitoria itinerante, evento que tem por objetivo estabelecer uma gestão democrática por meio do diálogo com a comunidade. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (18) durante os turnos da manhã e da tarde com estudantes e servidores, respectivamente.

O Reitor Nicácio Lopes, em seu discurso de boas vindas enfatizou que o programa vem sendo uma importante ferramenta de planejamento buscando diagnosticar com fidedignidade o retrato do que acontece nos campi com relação aos processos e políticas públicas. O professor Nicácio lembrou que a gestão do Campus Cabedelo segue uma linha semelhante com a realização do gabinete itinerante.

O Diretor Geral, Lício Costa, abriu a reunião realizando a prestação de contas do que foi desenvolvido pelo campus recentemente. O professor Lício ressaltou o apoio da reitoria com contribuições que possibilitaram melhorias nos campi. Ele citou a aquisição de equipamentos para equipar laboratórios e informatizar processos eletrônicos, adequações dos espaços físicos, produção de itens de higiene (álcool em gel e glicerinado, sabonete líquido e sanitizantes) para abastecer hospitais durante a pandemia, além de outras medidas.

Durante a reunião com os estudantes, alguns temas ganharam ênfase como as atividades de ensino não presenciais, o retorno das aulas presenciais, o ensino híbrido e a aquisição de equipamentos eletrônicos para os alunos. Também foram abordados sobre construção de restaurante, recursos para cobertura da quadra e criação de espaços de estudo e descanso.

A gestão da reitoria e do campus garantiu que está sendo observada a evolução da pandemia e o aumento recente do número de casos no estado, afirmando que o retorno das aulas está condicionado à melhoria do cenário epidemiológico.

“Estamos adotando postura de cautela e prudência. O retorno gradual e seguro depende das condições epidemiológicas.Reunião Estudantes 2.jpeg
Daremos primazia a vida”, afirmou o Reitor Nicácio Lopes. O Diretor Lício Costa complementou: “Nós entendemos que a instituição precisa se fazer presente, a educação precisa continuar, mas precisamos priorizar a vida. Estamos acompanhando o processo e a situação é dinâmica, não podemos precisar a data de retorno”, afirmou o Diretor Lício Costa.

“O processo educativo tem suas dificuldades tanto presencial como remota, mas mantemos o constante diálogo construindo um caminho que seja menos danoso. Vamos trabalhando melhorando o processo para que não haja evasão e sim sucesso dos estudantes, melhoria na qualidade de vida dos professores, alunos e das equipes que estão atuando nesse modelo”, destacou a Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho.

O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, afirmou que a gestão priorizou desde o início da pandemia a continuidade da concessão dos auxílios estudantis, bem como lembrou do esforço tanto da reitoria como dos campi para a oferta de editais de inclusão digital, com um investimento na ordem de mais de R$1,5 milhões. Ele informou que um novo projeto está em fase de conclusão para a oferta de equipamentos eletrônicos por meio da campanha IFPB Solidário.

Reunião Servidores.jpegNo turno da tarde foi a vez da audiência com os servidores, onde foram abordados temas como Códigos de vagas para contratação de professores e técnico-administrativos em educação;  Aquisição de equipamentos para criação e/ou melhoria de laboratórios do Campus Cabedelo; Implantação de um sistema de Wi-Fi profissional e aquisição de softwares e equipamentos de TI; Necessidades de investimento (recursos para adequação dos guarda-corpos e construção de ambiente para guarda de reagentes); Informações sobre o teletrabalho no IFPB; Ações e planejamento para a capacitação de docentes e técnico-administrativos em educação.

O Reitor Nicácio Lopes agradeceu aos servidores e reconheceu o esforço demandado nesse período de atividades não presenciais. “Aproveito este momento para parabenizar a todos os servidores que vem se desdobrando, demonstrando profissionalismo e espirito público para garantir a educação aos nossos estudantes. Sabemos que não tem sido fácil”, disse.

Por fim os gestores se reuniram para traçar o plano de ação para atendimento as demandas oriundas da reunião.