Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 08 > Campus Cabedelo iniciará aulas não presenciais no dia 31 de agosto

Campus Cabedelo iniciará aulas não presenciais no dia 31 de agosto

A ambientação de estudantes no Google Classroom ocorrerá durante o período de 24 a 28 de agosto
por publicado: 19/08/2020 20h14 última modificação: 03/11/2021 02h15

O Campus Cabedelo do IFPB está nos últimos momentos de planejamento interno para o início das atividades de ensino não presenciais (AENPs). O retorno às aulas regulares, de maneira remota, ocorrerá no dia 31 de agosto, observando todas as normas internas que regulamentam as atividades de ensino neste momento de excepcionalidade por conta da pandemia.

Isso quer dizer que, com as etapas de planejamento em vias de conclusão, o campus deverá entrar na segunda fase do plano de retorno das atividades acadêmicas, a fase de ambientação de docentes e discentes, onde ocorrerá o primeiro contato de muitos estudantes com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que será utilizado por estudantes e professores para o desenvolvimento das AENPs.

Programação Webaulas AmbientaçãoA ambientação dos estudantes ocorrerá no período de 24 a 28 de agosto, através do acesso à sala de aula virtual e também através de webaulas divididas por modalidades: estudantes do PROEJA (24/08), dos cursos técnicos subsequentes (25/08), dos cursos técnicos integrados (26/08) e estudantes dos cursos superiores (27/08). Por ultimo, na sexta-feira (28/08), haverá um plantão tira-dúvidas para todos que ainda precisem de algum esclarecimento.

O ambiente virtual que será utilizado no âmbito do Campus Cabedelo será o Google Classroom, também conhecido como Google Sala de Aula. Ele foi escolhido pela comissão local e pela ampla maioria do corpo docente do campus em virtude de sua versatilidade e por conta da simplicidade de sua interface. Esses fatores, associados aos diversos aplicativos que compõem o G Suite for Education (Documentos, Planilhas, Apresentações, Drive, Classroom, Jamboard, Agenda, Meet, entre outros), tornam a ferramenta bastante poderosa e possível de ser utilizada a partir de diversos dispositivos, incluindo smartphones.

Confira aqui outras informações sobre a Ambientação dos Estudantes no Google Classroom.

Para acessar a sala de aula no Classroom, aqueles estudantes que ainda não tenham um e-mail acadêmico do IFPB, deverão criá-lo através do SUAP. O procedimento é fácil, e pode ser compreendido através do tutorial preparado pela Direção de Ensino e pela Coordenação de Tecnologia da Informação do Campus Cabedelo.

Para ter acesso ao Tutorial de Criação do E-mail Acadêmico, clique aqui.

Todas as discussões envolvendo a retomada das aulas de forma não presencial tem seguido o estabelecido nas Resoluções nº 28/2020 e nº 29/2020, aprovadas pelo Conselho Superior do IFPB. Docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação tem sido protagonistas no processo de planejamento, a partir das subcomissões locais de acompanhamento das AENPs, além da Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Atividades Não Presenciais, instituídas pela pela Direção Geral do Campus através de portaria. Com a participação de gestores, docentes, da equipe multidisciplinar e com representação estudantil, tais comissões tem se mostrado fundamentais no processo de diagnóstico, planejamento, supervisão e acompanhamento referente às atividades de ensino não presenciais.

Confira o material preparado pela equipe multidisciplinar de Orientação aos Docentes sobre as Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs) clicando aqui.

Com relação à conectividade dos estudantes, já foram lançados dois editais de concessão do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, um auxílio no valor de R$ 70,00 que será pago por um período de seis meses, de maneira a possibilitar por parte dos estudantes condições de contratação de pacotes de dados e serviços de Internet. Todos os alunos que declararam não ter condições de acesso à Internet em pesquisa realizada pelo campus foram contactados via telefone, recebendo orientações para realização de sua inscrição. A pesquisa atingiu pouco mais de 90% dos estudantes regularmente matriculados no semestre 2020.1.

Confira os Editais de Inclusão Digital já publicados pelo Campus Cabedelo, bem como seus resultados, clicando aqui.

Reunião de PaisHá a perspectiva de publicação de novos editais, incluindo um Edital de Inclusão Digital especifico para a aquisição de equipamentos tecnológicos por parte dos estudantes.

Por fim, o Conselho Diretor do campus deverá se reunir na próxima semana para apreciar, entre outros assuntos, a proposta de adequação do calendário acadêmico 2020 do Campus Cabedelo. Haverá também uma Reunião de Pais, Mães e Responsáveis agendada para amanhã (20/08), a partir das 19h00 através da ferramenta Meet.

Para o diretor Lício Romero, o trabalho incansável de toda a equipe, envolvendo as comissões internas, docentes, equipe pedagógica e coordenadores, capitaneados pela Direção de Ensino do Campus Cabedelo, alem da equipe de Tecnologia da Informação e da Direção de Administração e sua equipe na execução de processos de suporte a nossa atividade fim, propiciarão um retorno no formato não presencial que garantirá a qualidade na oferta do ensino adaptada às atuais condições.