Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 12 > Entrega de novos espaços e intervenções estruturais mudam o cotidiano do Campus Cabedelo

Realizações representaram o atendimento de demandas históricas da comunidade
por publicado: 29/12/2019 23h24 última modificação: 16/05/2020 20h27

O ano de 2019 foi marcado pela realização de intervenções que modificaram os espaços da unidade do IFPB em Jardim Camboinha, garantindo melhores condições para o desenrolar das atividades acadêmicas. Muitas dessas realizações representaram o atendimento de demandas antigas, apresentadas por estudantes e servidores durante reuniões do Gabinete Itinerante e da Reitoria Itinerante, entre outros momentos de diálogo com a equipe gestora do Campus Cabedelo.

A entrega da quadra de vôlei de areia e do campo de futebol society, no início do ano, representou a realização de um antigo anseio da comunidade: de ter acesso a um espaço para o desenvolvimento de atividades esportivas no campus. Atualmente, ambos os espaços são utilizados para o desenvolvimento de atividades práticas de educação física, mas também são usados para o lazer de estudantes dos variados níveis de ensino ofertados pela unidade.

Quadras 1Outra necessidade apontada pela comunidade acadêmica era a de um espaço maior para a realização de reuniões, palestras e eventos, pois o campus só contava com 01 auditório com capacidade para 60 pessoas. A fim de sanar tal problema, foi entregue o novo auditório do Campus Cabedelo, agora, localizado no Bloco Acadêmico II, com 130 lugares, climatização, Datashow e alto-falantes fixos, batizado em homenagem à professora Edinilza Barbosa dos Santos (in memoriam), em reconhecimento a sua ampla contribuição ao IFPB e ao Campus Cabedelo.

Além do Auditório Professora Edinilza Barbosa dos Santos, também foi entregue à comunidade a Sala de Eventos da Biblioteca, um mini-auditório com capacidade para 40 pessoas voltado a atividades variadas, e que já sediou palestras, minicursos, mostras de cinema e eventos, como o I Encontro de Egressos do IFPB Campus Cabedelo.

Sala de Eventos 1Também foram realizadas adequações na Coordenação de Turno, com a construção de sala para a coordenação e de balcão de atendimento, garantindo maior comodidade e funcionalidade no atendimento ao público; bem como no refeitório do Campus Cabedelo, ampliando sua capacidade.

Com relação à estrutura laboratorial, foi montado, no Bloco Acadêmico II, o Laboratório de Panificação, que já possibilitou a abertura do Curso FIC de Padeiro e garantirá a excelência do no Curso Técnico em Panificação, curso que terá sua primeira turma ingressando em nosso campus no semestre 2020.1.

Em um ano atípico, marcado pelo contingenciamento orçamentário, muitas conquistas foram alcançadas, renovando o entendimento de que ainda há muito por fazer. Nesse sentido, a Direção de Administração, Planejamento e Finanças Refeitório 1comemorou a boa execução orçamentária: “concretizamos boas aquisições em 2019, itens que vão melhorar bastante as condições de trabalho e de aprendizagem de nossos estudantes e servidores”, afirmou Mario Rachman, Diretor de Administração do Campus Cabedelo.

Com o apoio da Reitoria e com o trabalho dedicado das coordenações vinculadas à DAPF do Campus Cabedelo, foi possível, entre outras ações, a conclusão do processo licitatório de reforma e readequação da guarita, intervenção que possibilitará melhorias significativas no controle de entrada da unidade e que deverá começar no início de 2020.