Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 05 > Estudantes do Campus Cabedelo participam da OBMEP 2019

Estudantes do Campus Cabedelo participam da OBMEP 2019

As provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática foram aplicadas ontem para todos os estudantes de cursos técnicos integrados
por publicado: 22/05/2019 23h28 última modificação: 22/05/2019 23h38

O Hall do Bloco Acadêmico I esteve novamente movimentado na manhã desta quarta-feira, com entrega de certificados e de medalhas. É que ontem (21/05), foi realizada a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2019.

Esse ano, mais de 54 mil escolas inscreveram seus alunos, contando com escolas particulares, que também participam da referida Olimpíada. Ao todo, foram mais de 18 milhões de alunos inscritos, contemplando 99,71% dos municípios brasileiros, e o Campus Cabedelo do IFPB não poderia ficar de fora: todos os alunos de seus cursos técnicos integrados inscritos foram para fazer a prova da primeira fase, que foi composta de 20 questões de múltipla escolha. Desses, 31 alunos serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 28 de setembro, a nível nacional através da resolução de questões discursivas.

Os alunos interessados contarão com aulas preparatórias que ocorrerão em sábados letivos, disse o professor Diego Aylo, que ministra a disciplina de matemática e é um forte entusiasta da OBMEP: "ano passado, três alunos receberam Menção Honrosa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA nessa que é uma das maiores competições do planeta", afirmou. Os alunos que receberam menção honrosa na edição 2018 da OBMEP são Julia Inês Hagemann Gerhardt, do Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros; Laís de Oliveira Souto, do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente; e Victor Pontual Guedes Arruda Nóbrega, do Curso Técnico Integrado em Multimídia.

02.jpgA OBMEP é uma ótima oportunidade para incentivar os jovens a estudar Matemática. A prova é desafiadora e cheia de problemas interessantes que despertam a curiosidade dos alunos, onde, muitas vezes, o raciocínio é mais importante que os conteúdos. É uma prova em que o aluno não tem nada e perder e muito a ganhar, pois são milhares de medalhas e bolsas de estudo entregues todos os anos. "Sempre tento incentivar meus alunos a participar, dou até pontuação dependendo do seu esforço e desempenho. Os alunos medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica e, além de todo o conhecimento compartilhado com jovens de todo o Brasil, com discussões online em fóruns acerca da disciplina, ainda recebem uma bolsa de incentivo CNPq. Eu como professor, não poderia pensar em algo mais gratificante, e fico muito feliz de tentar fazer com esse sonho seja alcançado pelos meus alunos", completou Diego.

Os resultados da primeira etapa foram divulgados hoje pelos professores Diego Ayllo e Jorge Nascimento, em uma cerimônia conduzida pela Diretora de Ensino em Exercício, Paula Renata Cairo e pelo Diretor Geral, Lício Romero, com a colaboração da Coordenadora de Projetos Especiais, Lucila Karla Brito. Entre os 31 classificados, seis estudantes ficaram empatados, ocupando o primeiro lugar geral no Campus Cabedelo, e receberam, além dos certificados entregues a todos, medalhas.

A cerimônia ocorreu na hora do intervalo. Confira a galeria de fotos clicando aqui.