Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 05 > Comunidade acadêmica realiza abraço simbólico no Campus Cabedelo

Comunidade acadêmica realiza abraço simbólico no Campus Cabedelo

Atos semelhantes ocorreram em Institutos Federais de todo o país em virtude do bloqueio de recursos orçamentários
por publicado: 14/05/2019 18h12 última modificação: 16/05/2019 09h23

Na manhã de ontem (13/05), estudantes, docentes, técnico-administrativos em educação e pais e mães de alunos realizaram um abraço simbólico no Campus Cabedelo, demonstrando tanto o seu apreço pela instituição como sua preocupação com a possibilidade de manutenção do bloqueio orçamentário de 30% nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino Superior no segundo semestre.

O ato fez parte de um movimento institucional, unificado e simultâneo em todo o território nacional, em defesa da Rede Federal, proposto pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Semana passada, o Conif manteve agenda de reuniões em Brasília buscando reverter o bloqueio orçamentário, dialogando diretamente com o Ministério da Educação e com a SETEC.

O abraço simbólico ocorreu no turno da manhã, no intervalo das aulas, para não prejudicar o andamento das atividades de ensino. Na ocasião, o Diretor Geral Lício Romero agradeceu à comunidade acadêmica pelo atendimento ao convite para a realização do abraço: " é um momento importante, para demonstrarmos todo o nosso carinho pela instituição, que promove uma educação pública de qualidade, gratuita e socialmente referenciada para os paraibanos, assim como para demonstrar nossa preocupação com o bloqueio orçamentário de 30% no custeio, no investimento e na capacitação". O Diretor Geral também fez a leitura da nota oficial redigida pelo Conif.

Confira a nota aqui.

Após a leitura da nota oficial, a comunidade acadêmica seguiu ordenadamente em direção ao Bloco Administrativo do campus, de mãos dadas, começando o enorme abraço simbólico na instituição. O emocionante momento foi registrado pelos presentes e pelos estudantes do curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo, Acauan Oliveira e Airton Torres, que cuidou da captação de imagens aéreas.

Atos similares ocorreram em outras unidades do IFPB e na Reitoria, onde a nota oficial produzida pelo Conif foi lida pelo Reitor Nicácio Lopes. Na ocasião, o professor Nicácio afirmou que o corte atinge a matriz orçamentaria do IFPB no tocante ao pagamentos de despesas primárias. “Caso esse bloqueio se estabeleça de fato, a instituição só tem condições de sobreviver até setembro. Aqui no nosso instituto o corte foi de quase 40% no custeio. Acreditamos numa reversão desse quadro”. Durante o ato de mobilização, o Reitor fez um discurso em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, oferecida pelos institutos federais em todo país.

O IFPB Campus Cabedelo possuiu atualmente mais de 1700 estudantes matriculados em 8 cursos regulares oferecidos em diversas modalidades, desde a educação básica ao ensino superior, e ofertará seu primeiro curso de pós-graduação no ano de 2019. A qualidade de suas propostas pedagógicas, de seu corpo docente e de sua infraestrutura foi reconhecida através de avaliações externas, previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e promovidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal ligada ao Ministério da Educação - o Campus Cabedelo possui dois cursos superiores, e ambos são Conceito 5.