Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 10 > VI Órbita e III Atreva-se movimentam público estimado de mais de 1500 participantes

Destaque

VI Órbita e III Atreva-se movimentam público estimado de mais de 1500 participantes

Semana de Ciência e Tecnologia e Festival de Arte do Campus Cabedelo ocorreram entre os dias 18 e 20 de outubro
por publicado: 23/10/2018 19h47 última modificação: 23/10/2018 19h49

Aconteceram entre os dias 18 e 20 deste mês, de forma simultânea, a sexta edição da “Órbita - Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Campus Cabedelo” e a terceira edição do "Atreva-se Festival de Arte do Campus Cabedelo".  Ambas as propostas, tanto a Órbita como o Atreva-se 2018, foram selecionadas no Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura da PROEXC/IFPB – PROEVEXC.

A abertura dos eventos ocorreu conjuntamente, contando com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, professora Silvana Luciene, que representou, na ocasião, o Magnífico Reitor, professor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes; da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora Tânia Andrade; do professor Suelânio Viegas, Diretor de Planejamento e Gestão das Políticas Educacionais da PRAE, representando, na ocasião, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Manoel Pereira de Macedo Neto; além do Diretor Geral do Campus Cabedelo, professor Lício Romero. A solenidade de abertura contou ainda com as falas dos presidentes das Comissões Organizadoras do Atreva-se, professora Angélica Lacerda, e da Órbita 2018, professor Thiago Ruffo.  

 

Órbita envolve professores e estudantes das redes Municipal, Estadual e Federal de Ensino em Cabedelo

 

20.jpgA Órbita, maior evento promovido pelo Campus Cabedelo, conseguiu envolver, de forma efetiva, educadores e estudantes das redes Municipal, Estadual e Federal de ensino, além da comunidade cabedelense se forma geral. A atual edição da Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Campus Cabedelo manteve-se fiel aos seus objetivos, buscando integrar, de forma interdisciplinar, os projetos em desenvolvimento no Campus Cabedelo; divulgar a produção acadêmica da unidade, promovendo a troca de saberes e experiências entre comunidade acadêmica e comunidade externa; além de incentivar a cultura e a socialização entre os estudantes do Instituto e da Rede Municipal e Estadual, possibilitando ainda, aos discentes, vivenciar, na prática, os conhecimentos adquiridos nos cursos ofertados pelo Campus Cabedelo.


10.jpgO primeiro dia de evento (18/10) foi destinado ao “Experimentando Ciências”, espécie de mostra de trabalhos realizados por estudantes para visitação do grande público, aos moldes das Feiras de Ciências. Neste, foram apresentados 25 trabalhos propostos por estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo IFPB Campus Cabedelo e 12 trabalhos propostos por grupos compostos por professores e estudantes de escolas municipais e estaduais de Cabedelo, entre elas, as escolas Paulino Siqueira, Plácido de Almeida, José Guedes Cavalcante, Elizabeth Ferreira da Silva, Marizelda Lira da Silva, São Judas Tadeu e Izaura Falcão (Lucena). Visitaram ainda o “Experimentando Ciências” o IFPB Campus Avançado Cabedelo Centro e as escolas Maria das Graças Carlos Rezende, Major Adolfo Maia, Pedro Américo e Miranda Burity.

A Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Cabedelo, Helena Pecorelli, enalteceu a participação das escolas municipais na Órbita 2018, afirmando que foi uma experiência bastante significativa para os alunos. A mesma ressaltou ainda que a parceria entre a Secretaria de Educação e o IFPB/Campus Cabedelo é de grande relevância para a formação acadêmica dos discentes das escolas municipais, além de comprovar mais uma vez o grande valor de atividades de extensão entre o instituto e a comunidade.

15.jpgPara a professora Elizabeth Crispim, da Escola Elizabeth Ferreira da Silva, a Órbita proporcionou a oportunidade de promover a difusão do conhecimento e o aprendizado através de uma forma lúdica e cooperativa, trabalhando o protagonismo dos alunos e a interação entre a escola e o IFPB.

Na visão da professora Ninfa Pereira, da Escola Izaura Falcão, “a experiência que nossos alunos tiveram em participar da Órbita foi muito significante, eles não se cansam de falar que foi muito bom que nunca tinha participado de um evento assim, que deveríamos termos preparado mais projetos para apresentar e já estão perguntando quando tem o próximo. Os meninos da robótica ficaram bastante entusiasmados pela atenção e motivação que as pessoas do IFPB deram para eles”, disse ela.

Para Laila Miranda, aluna do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB Campus Cabedelo, a órbita é o momento do ano em que os alunos podem se expressar para a comunidade externa, seja trabalhando conhecimento 03.jpgtécnico ou realizando apresentações artísticas. “Vivemos 3 dias intensos de trocas de conhecimento. Esse ano participei da minha última Órbita, com uma visão mais técnica e amadurecida, e foi extremamente gratificante ver o quanto eventos desse tipo são importantes para os alunos do campus e para o público em geral que vêm nos prestigiar e agregar conhecimento”, disse a aluna.

Os dias 19 e 20/10 foram destinados à realização de oficinas e minicursos. Tivemos um total de 30 atividades propostas, sendo 23 oficinas (4h de duração) e sete minicursos (8h de duração), os quais tinham enfoque científico-tecnológico, social ou foco cultural, sendo destinado aos alunos do IFPB e de outras escolas, bem como para pessoas da comunidade com interesse nas temáticas. Uma boa parte destas atividades foi ofertada pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo.

17.jpgPara Cristiano Nascimento, aluno da referida licenciatura e que ministrou o minicurso de “Ilustração científica”, a participação na Órbita foi uma experiência única e de grande importância na construção da carreira profissional. O discente almeja exercer, além do ofício de professor, a carreira de ilustrador científico.

“Na Órbita, tive a oportunidade de participar da Comissão do evento, ofertar minicurso e avaliar alguns trabalhos no ‘Experimentando Ciências’. Posso afirmar que a vivência foi enriquecedora, pois tive a experiência de observar de perto toda a construção e dinâmica do evento. Por fim, tive a oportunidade de aflorar a professora que ainda estar por vir”, disse Evelyn Gonzalez, também aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Para o professor Thiago Ruffo, presidente da Comissão Organizadora do evento, o evento cumpriu bem o seu papel de 12.jpgextensão ao integrar bem a comunidade interna com a comunidade externa. “A Órbita trouxe mais de 1500 pessoas para o Campus. Tivemos a presença de muitas escolas, não apenas visitando, mas também apresentando trabalho no evento, algo que ainda não tinha acontecido. Vale ressaltar ainda que atividades como minicursos e oficinas foram ofertadas tanto pelo público interno, como externo”, destacou o professor.

O Diretor Geral do IFPB Campus Cabedelo, professor Lício Romero, considerou a Órbita 2018 como um evento extremamente exitoso: “a atual edição da Órbita cresceu em número de participantes e de visitantes, e a participação efetiva de diversas escolas, municipais e estaduais de Cabedelo, inclusive com a apresentação de 12 trabalhos, agregou um grande valor ao evento”. Para ele, “além do forte caráter extensionista, a Órbita se consolida como um momento de ampla troca de saberes, relacionando pesquisa, ensino, extensão, arte e cultura, enriquecendo a visão de mundo de nossos estudantes”, afirmou, esperando que o evento possa, cada vez mais, integrar o calendário da educação no Município de Cabedelo.