Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 03 > Dia Internacional da Mulher

Noticia

Dia Internacional da Mulher

Confira mensagem da Direção Geral do Campus Cabedelo.
publicado: 08/03/2016 00h00 última modificação: 27/05/2016 21h49

Em março de 1911, um grande incêndio ocorreu em uma fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York. Naquele dia, morreram 146 trabalhadores, sendo sua ampla maioria composta por mulheres e meninas. Depoimentos da época dão conta que os patrões mantinham todas as portas fechadas a chave, inclusive as de emergência, o tempo todo, por medo que as trabalhadoras pudessem roubar alguma coisa.

Naquele contexto, operários e operárias trabalhavam em condições precárias de segurança, em uma jornada de trabalho exaustiva, e as mulheres ainda recebiam salários baixíssimos, um terço do que os homens ganhavam.O incêndio naquela fábrica têxtil em Nova York marcou profundamente a história das mulheres e das relações de gênero, cristalizando o mês de março como um momento de reflexão sobre o passado, a fim de se compreender no presente as relações de desigualdade que se estabelecem.

Daí surge a data do 08 de março como Dia Internacional da Mulher.Relembrar os caminhos que levaram à criação desta importante data nos leva além da congratulação ocasional. Afinal, muitas são as conquistas obtidas no sentido da superação das desigualdades entre homens e mulheres e do respeito a suas diferenças, mas há ainda muito o que mudar.O reconhecimento, na verdade, deve fazer parte das relações do dia a dia, por meio da superação de preconceitos e discriminações de gênero.

A nossa mudança profunda passa pela reorientação de práticas e ideias, pela transformação de nossa cultura, pela educação de nossos jovens e de nós mesmos.Que o extraordinário se transforme em cotidiano.

Parabéns, mulheres, por serem quem são e como são, durante todos os dias do ano.

Lício Romero Costa
Diretor Geral do Campus Cabedelo

Coordenação de Comunicação Social do IFPB - Campus Cabedelo

registrado em: