CAFe

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 19/07/2016 09h04, última modificação 26/04/2017 20h34
Conheça a CAFe e desfrute de uma série de serviços que toda a comunidade do IFPB pode utilizar.

A CAFe - Comunidade Acadêmica Federada é um serviço de infraestrutura de autenticação e autorização federada mantida pela RNP - Rede Nacional de Pesquisa. Na prática, trata-se de um sistema único de autenticação de usuários em diversos serviço. CAFe

O IFPB é parte integrante deste serviço de autenticação junto à Rede Nacional de Pesquisa

A base de usuários do SUAP está integrada ao serviço CAFe, logo, todos os usuários (Professores, Técnicos Administrativos e Alunos) que possuem conta de acesso ao SUAP podem usufruir dos serviços que a CAFe oferece, de forma automática, sem nenhuma configuração adicional.

Serviços que utilizam a CAFe

  • Portal de Periódicos CAPES - O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 30 mil títulos, com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual (Fonte: RNP). Veja aqui como acessar o Portal de Periódicos da Capes.

 

  • Dreamspark - O DreamSpark é um programa da Microsoft que oferece software, para download gratuito, a estudantes de nível superior. Este programa já é oferecido em diversos países através de federações acadêmicas como a CAFe (Fonte: RNP). Veja aqui como acessar o Dreamspark.

 

  • Video@RNP - O serviço de vídeo  tem como objetivo ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP: ensino, pesquisa, saúde e cultura. Este serviço é prestado através deste portal onde se pode visualizar vídeos de acesso público  (Fonte: RNP).

 

  • Sociedade Brasileira de Computação - A SBC é uma sociedade científica que reúne estudantes, professores e profissionais da Computação e Informática de todo o Brasil. O principal objetivo desta instituição é incentivar a pesquisa e o ensino em Computação  (Fonte: RNP).

 

  • GENI - O “Global Environment for Network Innovations” – GENI é um portal de infraestrutura de pesquisa patrocinado pela National Science Foundation, órgão dos Estados Unidos de fomento ao desenvolvimento científico. O portal disponibiliza um ambiente laboratorial para redes e sistemas distribuídos para ensino e pesquisa com múltiplos testbeds. O laboratório virtual possibilita pesquisas sobre o futuro das redes de grande porte, criando oportunidades de compreensão, inovação e transformação das redes globais e suas interações com a sociedade (Fonte: RNP).

 

  • RedCLARA - Os serviços que operam sobre a infraestrutura de Internet Avançada de RedCLARA são destinados a promover o desenvolvimento de iniciativas de colaboração científica e acadêmica na América Latina, oportunidades reais para pesquisadores, cientistas e acadêmicos da região (Fonte: RNP).

 

  • Gisela - O Gisela Science Gateway é um portal de aplicações científicas do projeto Grid Initiatives for e-Science virtual Communities in Europe and Latin America (GISELA), que funciona como uma interface para um ambiente de grid. Seu principal objetivo é implantar uma infraestrutura de grids na América Latina, através de um modelo de sustentabilidade baseado nas "Iniciativas Nacionais de Grids" (NGIs). Para isso, utiliza-se da associação com a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), e as redes nacionais de ensino e pesquisa (NRENs) latino-americanas, além da colaboração com a Iniciativa Europeia de Grids (European Grid Intiative - EGI) (Fonte: RNP).

 

  • Atlases - O Atlases é uma biblioteca de imagens de patologia em alta resolução. É voltado para estudantes de Medicina e profissionais da área médica (Fonte: RNP).