Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 06 > IFPB Campus Sousa produz dispensadores de álcool em gel para distribuir em suas unidades

Noticia

IFPB Campus Sousa produz dispensadores de álcool em gel para distribuir em suas unidades

Equipamentos vão auxiliar na higienização das mãos de quem circula pelo Campus
por Amanda Tavares de Melo publicado: 01/06/2020 17h36 última modificação: 01/06/2020 17h36

Uma ação desenvolvida por um professor do IFPB Campus Sousa prova que a criatividade pode ser uma aliada e tanto no enfrentamento à Covid-19. Na última semana, o professor Ovídio Júnior iniciou a produção de dispensadores de álcool em gel utilizando materiais de baixo custo como madeira, tubos metálicos, PVC e arame. Os equipamentos serão utilizados para auxiliar na higienização das mãos de quem circula nas unidades do Campus Sousa, uma importante medida na prevenção contra o novo Coronavírus.

Segundo Ovídio, os primeiros modelos foram produzidos a partir do reaproveitamento de materiais que ele tinha em casa como hastes de antenas parabólicas descartadas, sobra de roda-forros de PVC e madeira usada em uma reforma. “A ideia era produzir um protótipo barato, funcional e bonito para ser colocado em todos os setores do Campus Sousa”, relatou o professor.

Além do bom custo-benefício, outro atributo positivo dos dispensadores é o fato de eles serem acionados por pedal, o que diminui os riscos de contaminação cruzada por vírus e bactérias através das mãos. Nessa etapa da produção, o professor estima que serão fabricados entre 15 e 20 equipamentos para serem distribuídos em todos os setores do Campus Sousa e também entre estabelecimentos parceiros de Sousa e da região.

De acordo com o Diretor-Geral do IFPB Campus Sousa, Chiquinho Cicupira, a produção dos dispensadores é mais uma das ações do Campus Sousa nos trabalhos de combate ao novo Coronavírus (Sars-CoV-2). Após a distribuição dos equipamentos nas três unidades do Campus, “o próximo passo será a construção de lavatórios portáteis para higienização das mãos, que é a forma mais importante de prevenção à disseminação do vírus”, finalizou o diretor.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa