Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 05 > Municípios do Sertão paraibano recebem cestas básicas da campanha IFPB Solidário

Destaque

Doações foram feitas a organizações sociais de Sousa, Catolé do Rocha, Patos e Princesa Isabel
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/05/2020 11h17 última modificação: 19/05/2020 12h11

O IFPB iniciou na última sexta-feira (15) a entrega das primeiras cestas básicas arrecadadas pela Campanha IFPB Solidário. A campanha foi lançada no início de maio com o objetivo de ajudar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia da Covid-19. As primeiras beneficiárias das cestas básicas são famílias vinculadas a organizações sociais das regiões do Litoral, Borborema e Sertão. Na mesorregião do Sertão, os municípios inicialmente contemplados foram as cidades de Catolé do Rocha, Patos, Princesa Isabel e Sousa.

Nessa etapa inicial da campanha, foram doadas 150 cestas no Sertão, sendo 40 para a Associação Vicente Vidal de Negreiros, em Sousa, 40 para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Catolé do Rocha, 40 para Pastoral da Criança, em Princesa Isabel e mais 30 cestas para a Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município de Patos.

Segundo o diretor administrativo do IFPB Campus Sousa Francisco Jarismar de Oliveira, trata-se de uma campanha valorosa e que mostra o quão humano é o Instituto Federal da Paraíba. “Nesse momento de grande assombramento da população mundial frente à pandemia do Coronavírus, a família IFPB, unida e através da Campanha IFPB Solidário, tem levado alimento àqueles mais carentes, tem levado comida à mesa dos mais necessitados. Essa iniciativa mostra que não somos apenas uma instituição de ensino, mas temos compromisso social que se faz presente em ações sociais como essa do IFPB Solidário, através do pão, do alimento que chega à mesa de quem mais precisa”, destacou o diretor.

Jarismar participou na última segunda (18) da entrega das cestas à Associação Vicente Vidal de Negreiros, localizada no Rancho dos Ciganos, em Sousa. O presidente da associação, Sidney Cigano, falou sobre a importância das doações nesse momento de crise: “Essa ação significa o sorriso nos lábios de quem estava triste, sem perspectiva e com fome e que agora vai ter o que comer. O povo cigano agora está rindo de alegria, de felicidade e de gratidão por receber esses donativos. Não tenho nem palavras. Só tenho a agradecer”, afirmou Sidney.

Em Catolé do Rocha, outro município contemplado com as doações, as cestas foram entregues ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que irá encaminhá-las ao Sítio Lagoa Rasa, onde vive a comunidade quilombola da cidade.  Segundo Edilma de Oliveira, a coordenadora do CRAS de Catolé, “diante da grande dificuldade financeira que a comunidade tem vivido, essas cestas vêm em uma hora essencial. Estamos muito agradecidos ao IFPB e a todas as pessoas que contribuíram com a campanha”, disse.

Outro município beneficiado na região do Sertão com as cestas básicas foi Princesa Isabel. De acordo com o diretor do IFPB Campus Princesa Isabel, Vinícius Batista Campos, “as comunidades rurais de Princesa Isabel contempladas com o IFPB Solidário terão um alento em forma de alimento e de produtos de limpeza, auxiliando-os a passar por esse momento de uma maneira menos dolorosa. Com isso, a solidariedade da comunidade interna do Instituto Federal e de toda população paraibana é fundamental”, salientou.

Vinícius também reforçou o pedido aos paraibanos para seguirem contribuindo com a campanha IFPB Solidário: “Aproveitamos a oportunidade para conclamarmos todos a continuarem doando, com vistas a chegarmos a outros grupos ainda desassistidos”, finalizou o diretor.

Bernadete da Silva, membro da Pastoral da Criança em Princesa Isabel há mais de 30 anos, recebeu as cestas na última segunda (18) e forneceu um depoimento emocionado sobre as doações. “A realidade do Sertão já é difícil, imagina agora que muita gente está sem poder trabalhar por conta da pandemia? Muitas pessoas aqui em Princesa Isabel vêm do sítio e trazem algum produto da zona rural pra vender, mas agora elas não estão podendo fazê-lo por conta do distanciamento social. A gente sabe a importância e o valor que eles dão quando recebem uma doação como essa. Muito, muito obrigada a todos que contribuíram. Pedimos a Deus que continue abençoando vocês”, relatou Bernadete.

Em Patos, as doações foram feitas à Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município. Nilma Gomes de Sousa, presidenta da associação, recebeu as 30 cestas doadas pelo IFPB Solidário e agradeceu a todos que colaboraram com a campanha: “Essas cestas básicas chegaram em uma hora muito oportuna porque nós continuamos trabalhando muito, mas não temos a quem vender. Essas doações vêm beneficiar a todos nós e, por isso, estamos muito agradecidos”, afirmou Nilma.

A campanha IFPB Solidário segue arrecadando fundos para a compra de alimentos e itens de higiene para doar a famílias carentes de toda a Paraíba. As contribuições podem ser feitas por meio de transferência bancária para as contas da Funetec no Banco de Brasil ou no Sicoob. Mais informações podem ser encontradas no portal da campanha.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa