Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 04 > Psicólogos do IFPB realizarão atendimento online aos estudantes durante a pandemia

Atendimentos serão agendados nas segundas-feiras via formulário eletrônico
por Amanda Tavares de Melo publicado: 07/04/2020 17h59 última modificação: 07/04/2020 18h00

A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de adotar o distanciamento social como forma de prevenir a propagação do Coronavírus e o crescimento exagerado do número de pacientes com a doença, o que poderia acarretar a superlotação dos hospitais e o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse contexto, faz-se necessária a substituição de alguns serviços que vinham sendo realizados presencialmente pela modalidade online, visando garantir a continuidade das atividades que já vinham sendo desempenhadas nos campi do IFPB. Um desses serviços é o atendimento psicológico aos estudantes pelo grupo de acolhimento Há Braços, que tem o objetivo de oferecer suporte emocional para enfrentar situações de sofrimento e promover a saúde mental dos alunos.

Conforme estabelecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), para ter acesso ao serviço, é necessário ser estudante regularmente matriculado em quaisquer dos campi do IFPB e preencher adequadamente o formulário de solicitação de atendimento, disponível no endereço https://forms.gle/wKvt2D8kprek9PJn9. Nesta semana, excepcionalmente, os atendimentos serão agendados na terça-feira (07) e ocorrerão na quarta, 08 de abril. Nas demais semanas, os atendimentos serão agendados sempre às segundas-feiras, das 09h às 17h, mediante preenchimento do referido formulário.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis estima que serão realizados cerca de 28 atendimentos por semana. “Caso o número de interessados ultrapasse o volume de atendimentos ofertados semanalmente, será necessário aguardar um novo agendamento na semana posterior. As vagas serão preenchidas obedecendo à ordem de envio do formulário e os alunos serão avisados por e-mail sobre o atendimento ou a necessidade de agendamento na semana seguinte”, explicou a psicóloga e Assistente da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Ana Carolina Simões.

O atendimento psicológico por Tecnologias da Informação e da Comunicação é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2018, mediante cadastro prévio dos interessados. No entanto, frente às necessidades especiais de cuidado e acolhimento requeridas pelo momento atual, o Conselho recomendou o atendimento online de urgência sem necessidade de aguardar a aprovação do cadastro.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa