Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 11 > Projeto de extensão capacita merendeiras no interior do CE

Projeto de extensão capacita merendeiras no interior do CE

Público-alvo foram profissionais de escolas públicas do município de Ipaumirim
por Clébio Melo publicado: 07/11/2019 08h08 última modificação: 07/11/2019 08h08
Foto cedida por Lucélia Kátia Projeto ainda prevê novas visitas à cidade cearense

Projeto ainda prevê novas visitas à cidade cearense

Um grupo de estudantes do curso superior de Tecnologia em Alimentos do IFPB Campus Sousa visitou o município de Ipaumirim, no Ceará, no último fim de semana. O objetivo foi levar uma capacitação para os profissionais que trabalham com a manipulação de alimentos em escolas e outras instituições locais. A ação é parte de um projeto de extensão do Instituto Federal da Paraíba.

O treinamento foi no sentido de identificar falhas no processo de armazenamento e manipulação dos alimentos e propor mudanças. Antes, os integrantes do projeto já haviam visitado a cidade para cadastrar indústrias parceiras e fazer um diagnóstico da situação nos locais. A professora do IFPB e docente colaboradora do projeto, Lucélia Kátia de Lima, explicou como se deu a escolha do município. "Uma das alunas reside nessa cidade, que possui indústria de doces de frutas, e percebeu a necessidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos".

Três alunas do curso viajaram acompanhadas da professora Lucélia para levar informações importantes sobre os cuidados necessários na hora de processar os alimentos. Participaram da capacitação integrantes do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e de escolas municipais e estaduais. "Lá foi bem produtivo. As merendeiras interagiram bastante conosco. Contribuímos deixando elas mais conscientes em ralação ao manuseio e como deveria ser feito o armazenamento correto", comentou Kássia Raffaela Roque Silva, estudante do IFPB.

Durante a vigência do projeto, o grupo ainda deve retornar ao município para coletar e fazer análises microbiológicas, acompanhar a implementação do treinamento realizado e visitar indústrias locais. "O intuito é beneficiar as instituições para atender aos alunos e consumidores com uma alimentação segura, livre de contaminação por agentes físicos, químicos e biológicos", explica o texto do projeto, que é registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e tem prazo de conclusão para 31 de dezembro deste ano.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa