Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 11 > Projeto contribui para adoção responsável de cães e gatos

Projeto contribui para adoção responsável de cães e gatos

Redes sociais são utilizadas como estratégia para ajudar animais de rua
por Clébio Melo publicado: 11/11/2019 20h17 última modificação: 11/11/2019 20h17
Imagem: reprodução/Instagram @fazerobemquemal Animais posam para fotos nas redes sociais para chamar a atenção de potenciais cuidadores

Um projeto de extensão do IFPB Campus Sousa têm recebido muitos likes nas redes sociais e feito sucesso no sertão do estado. Ele foi criado para dar suporte a uma Organização Não Governamental (ONG) da cidade de Sousa (PB) na missão de conseguir cuidadores responsáveis para cães e gatos abandonados.

O projeto "Fazer o bem, que mal tem?" começou as atividades em junho deste ano, em parceria com a Associação de Proteção aos Animais de Sousa (APAS). A ONG retira os animais das ruas da cidade e os leva para avaliação e cuidados no Hospital Veterinário do IFPB. "Após a castração e o pós-operatório, a gente disponibiliza para a adoção", disse Cícera Araújo, presidente da APAS.

A estratégia escolhida para estimular a adoção responsável é a sensibilização através das redes sociais. Cães e gatos são fotografados com acessórios de moda e as imagens circulam nas redes sociais da APAS (acesse aqui) e do projeto (acesse aqui).

A coordenadora do projeto de extensão explica que, além de reduzir o problema da população de animais errantes no Campus e nas ruas da cidade, o ato de adoção também ajuda na questão da saúde pública. "Quando está na rua, o animal fica susceptível a várias doenças, inclusive as que são transmissíveis para as pessoas. Reduzindo o número de animais de rua, a gente reduz a quantidade das chamadas zoonoses também", comentou Sheila Knupp, que é professora do IFPB.

O projeto é regido por um edital de incentivo à extensão, prática que aproxima o IFPB com a comunidade no seu entorno. Segundo o documento, as ações devem ser realizadas até o fim deste ano. Mas, nada impede que o trabalho de servidores e estudantes e a parceria com a APAS siga em frente.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa