Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 09 > Dia D da Saúde Estudantil acontece nesta quarta-feira (18)

Noticia

Dia D da Saúde Estudantil acontece nesta quarta-feira (18)

Serviços gratuitos serão oferecidos para os estudantes do IFPB Campus Sousa
por Clébio Melo publicado: 16/09/2019 19h45 última modificação: 19/09/2019 14h19
Serviços serão iniciados às 8h, no pátio da unidade São Gonçalo

Serviços serão iniciados às 8h, no pátio da unidade São Gonçalo

Estudantes do IFPB Campus Sousa terão acesso a uma série de serviços gratuitos de saúde nesta quarta-feira (18). É o Dia D da Saúde, realizado pelo Departamento de Assistência Estudantil, dom o apoio da secretaria da Saúde do Estado. De acordo com os organizadores, as ações acontecerão nos pátios das unidades São Gonçalo (manhã) e Sede (noite).

Entre os serviços divulgados, estão teste de tipagem sanguínea, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar e aplicação das vacinas tríplice viral, HPV (Papiloma vírus humano), difteria, tétano e hepatite B. Mas a saúde vai além dos testes de laboratórios e produtos farmacêuticos. Também haverá orientações sobre nutrição e reaproveitamento de alimentos e controle de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e seres humanos) e sorteios de kits de saúde bucal.

O Programa Permanente de Combate ao Bullying - PraPerCeBer preparou uma ação de autoestima, em parceria com o Projeto de Extensão (Re)transformar, do curso técnico integrado de Meio Ambiente. Um painel feito com materiais reutilizáveis será montado para servir de cenário para fotografias e mobilização virtual simultânea nas redes sociais com mensagens de respeito, através da hashtag #ReTransformaR.

Na unidade São Gonçalo, os serviços estarão disponíveis entre 8h e 13h. Já na Sede, o Dia D acontecerá a partir das 19h, de acordo com Pascalle de Sousa Rocha, auxiliar de enfermagem do Campus e coordenadora do evento. Ela ainda alerta sobre a necessidade da apresentação da carteira de vacinação. Quem não possuir o documento, receberá um novo da equipe. Para o teste de glicemia, é fundamental que o estudante esteja em jejum. "O objetivo desse Dia D é uma integração de toda a comunidade acadêmica aos serviços de saúde que nós podemos disponibilizar", disse Pascalle.

A logística do evento foi pensada para não prejudicar as atividades letivas regulares. "As aulas acontecerão normalmente e os alunos participarão de acordo com os intervalos das aulas", esclareceu a diretora substituta de Desenvolvimento do Ensino, Valmiza Durand.

 

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa